Criptomoeda da Venezuela arrecada US$ 735 milhões em apenas um dia, diz Maduro

O governo explicou que cada unidade do petro será atrelado ao preço de um barril de petróleo venezuelano

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A criptomoeda da Venezuela, chamada petro, já arrecadou US$ 735 milhões apenas no primeiro dia de sua pré-venda, segundo o presidente Nicolás Maduro. No Twitter, ele disse que a moeda já passou da marca de mais de 4.777 bilhões de yuan chinês e a criptomoeda respaldada pelo Estado “reafirma nossa soberania econômica”.

É hoje! Aprenda como se posicionar agora para lucrar na Bolsa com as eleições. Clique aqui para saber mais.

O governo explicou que cada unidade do petro será atrelado ao preço de um barril de petróleo venezuelano. O regulador de criptomoedas do país disse ainda que espera que a moeda atraia investimentos do Catar, da Turquia e de outros países do Oriente Médio, bem como de países europeus e dos EUA.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Porém, alguns especialistas já têm levantado preocupações sobre as ambições de Maduro com a moeda, citando, por exemplo, o grave problema que o país tem com dívidas, além da possibilidade do governo local manipular os preços de ativos.

O presidente já deixou claro que o petro servirá como um meio para a Venezuela contornar as sanções ocidentais. Tanto a União Europeia como os Estados Unidos impuseram sanções econômicas ao país por sua oposição ao seu governo autocrático.

Segundo Maduro, nesta segunda teve início uma pré-venda de 30 dias, que serão seguidos por 15 dias de compra oficial. Além disso, o governo já assinou dois acordos, com uma empresa russa e outra venezuelana, relacionados com o suporte e segurança da plataforma tecnológica onde acontecerão as compras e vendas.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.