Conteúdo editorial apoiado por

Investidores americanos não estão declarando Bitcoin no Imposto de Renda

A Receita Federal americana recebeu a declaração de ganhos com criptomoedas de apenas 0,04% das pessoas até agora

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Se no Brasil ainda faltam algumas semanas para começar o período de declaração, nos Estados Unidos a temporada do Imposto de Renda já foi aberta e para os investidores de criptomoedas é bastante importante ficar atento, já que é preciso declarar os ganhos com Bitcoin e outras moedas. Mesmo assim, os americanos parecem que não estão seguindo esta regra.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Apesar da queda no fim do ano, 2017 foi de fortes ganhos para o Bitcoin, que saltou mais de 1.000% em doze meses. No entanto, um relatório da empresa Credit Karma afirma que muitos investidores não estão reportando seus ganhos. Segundo a companhia, menos de 100 pessoas das 250.000 que fizeram seus impostos em 2017 através com eles relataram comprar criptomoedas. Esse número está muito aquém dos 57% de americanos entrevistados, que disseram terem ganho dinheiro com moedas digitais no ano passado.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com a Fortune, a Receita Federal americana recebeu a declaração de ganhos com criptomoeda de apenas 0,04% das pessoas até agora. No entanto, projeções apontam que 7% dos contribuintes dos EUA possuem Bitcoin ou outras moedas digitais. “A Receita vai atrás destas pessoas. Elas estão ganhando dinheiro real agora. O IR não é estúpido”, disse o gerente de hedge fund Mike Novogratz para a publicação.

O assunto tem gerado grande debate já que hoje é muito difícil para a Receita Federal provar que determinado investidor ganhou com bitcoin. Em grande parte das situações, já é complicado porque muitas pessoas têm contas em eschanges estrangeiras, que não necessariamente irão informar o governo americano sobre os dados dos clientes (o mesmo acontece para o Brasil).

Mas quem quiser realmente esconder suas movimentações, tem diversas outras formas, como por exemplo tendo mais de uma conta em exchange e declarando apenas uma delas para poder operar nas outras. Isso sem considerar os investidores que fazem transações com wallets próprias (fora das exchanges) via P2P.

Nos EUA é preciso declarar qualquer ganho com moedas digitais, que estará sujeito a um imposto de 20%. No Brasil, terão de pagar imposto todas as pessoas que tiverem lucro de mais de R$ 35 mil com as criptomoedas. O período de declaração do IR nacional tem início em março e dura até o último dia útil de abril.

 

O IRS já veio após trocas de cryptocurrency por não estar limpo em seus investimentos. A agência processou com sucesso a Coinbase para revelar suas listas de clientes depois que apenas 802 compradores Bitcoin relataram seus ganhos em 2015. Se capturados não pagando os investimentos da Bitcoins, os cobradores de impostos do governo não podem apenas enviar contribuintes, mas também adicionar penalidades e taxas de juros ao montante devido.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.