Perigo: novo golpe usa carteira falsa para roubar criptomoedas de usuários

Dois aplicativos encontrados recentemente na loja Google Play serviam para roubas as moedas digitais dos usuários

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A empresa de cribersegurança Avast está alertando sobre um novo golpe contra os investidores de criptomoedas: carteiras virtuais (wallets) falsas. Muitos especialistas alertam que as pessoas não devem deixar suas moedas na carteira da exchange, existindo hoje diversas outras alternativas mais seguras. Porém, agora também é preciso ter cuidado com estas outras carteiras.

A Avast chama a atenção para dois aplicativos encontrados recentemente na loja Google Play, o “ADA Cardano Crypto Wallet” e “All Crypto Currency Wallet”. Apesar de terem propostas diferentes, o objetivo de ambos era o mesmo, roubar as moedas digitais de seus usuários. De acordo com a empresa, os aplicativos foram baixados entre 100 e 500 vezes cada um.

O primeiro deles afirmava converter moedas virtuais como bitcoin em Cardano, uma criptomoeda que hoje é a quinta maior do mercado, valendo cerca de US$ 0,66. Para isso, o usuário depositava suas moedas no aplicativo, que devolveria os ativos já convertidos, mas isso não acontecia e as moedas simplesmente sumiam.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já o All Crypto Currency Wallet se propunha simplesmente a ser uma wallet que aceitava qualquer tipo de criptomoeda. Porém, quem colocasse seus ativos no aplicativo acaba ficando sem nada. No mercado de criptomoeda é preciso ter bastante cuidado. Para os iniciantes, o ideal é procurar uma carteira já conhecida dos investidores, o que ajuda a garantir uma segurança de que é uma ferramenta confiante.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.