Bitcoin recua 13% e atinge seu menor patamar desde dezembro do ano passado

Moeda digital sofre com aumento da regulação pelas autoridades chinesas

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O Bitcoin recua 13% nesta manhã de terça-feira (16) e negocia abaixo de US$ 12.000 conforme cotação do Coindesk, atingindo seu menor patamar desde 22 de dezembro do ano passado, ainda refletindo as notícias de que a China irá aumentar as restrições para negociações da criptomoeda. Por aqui, a moeda recua 7,85%, aos R$ 42.850.

Segundo informações da Bloomberg, o gigante asiático deve ampliar as restrições as negociações com criptomoedas. O governo planeja bloquear o acesso as plataformas e aplicativos de celulares que permitem a negociação das moedas. Por conta disso, quase todas as Altcoins estão com desvalorizações superiores a 20% nas últimas 24 horas, segundo dados da Coindesk.

Do outro lado, o governo da Coreia do Sul negou ontem que haverá proibição da negociação de criptomoedas no país, mas promete fechar o cerco contra manipulações de mercado. Em discurso, o porta-voz oficial do governo, Jeong Ki-joon, afirmou que o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, não pretende banir as moedas digitais, ao contrário da proposta original do Ministério da Justiça, mas sim criar regras mais rígidas para combater uso indevido do mercado.