Pesquisadores encontram vírus de computador que minera criptomoedas para enviar para a Coreia do Norte

A descoberta foi feita pela empresa de segurança cibernética americana AlienVault

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Pesquisadores descobriram um software que instala no computador um sistema que minera uma criptomoeda chamada Monero e envia para a Coreia do Norte. A descoberta foi feita pela empresa de segurança cibernética americana AlienVault.

De acordo com a companhia, foi encontrado um malware, ou software malicioso, que coloca um aplicativo de mineração no computador da vítima. Qualquer moeda minerada é enviada para a Universidade Kim Il Sung em Pyongyang.

Os pesquisadores disseram, no entanto, que o servidor que o aplicativo está executando não parece estar conectado à internet de forma ampla. Isso pode ser porque ele foi projetado para ser executado em outra rede, como a da universidade. A AlienVault também sugeriu que o uso de um servidor norte-coreano poderia ser usado para “enganar” pesquisadores de segurança.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Monero é a 13ª maior criptomoeda do mundo e tem como principal característica o seu anonimato, já que seu sistema torna praticamente impossível rastrear as operações feitas. Recentemente, a Coreia do Norte foi atingida por duras sanções das Nações Unidas e por diversos países, incluindo os EUA, o que, segundo especialistas, tem levado o país a encontrar maneiras alternativas para arrecadar fundos, incluindo a mineração de moedas digitais.

“As criptomoedas poderiam fornecer uma linha de vida financeira para um país afetado por sanções. Portanto, não é surpreendente que as universidades da Coreia do Norte tenham mostrado um claro interesse nisso”, disseram os pesquisadores. “Recentemente, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang convidou especialistas estrangeiros para palestra sobre criptomoedas. O instalador que analisamos pode ser o produto mais recente de seus esforços”,completaram.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.