Rival do WhatsApp planeja lançar criptomoeda e financiar projeto com oferta bilionária

Segundo site dos EUA, criptomoeda será batizada como "Gram" e funcionará como meio de pagamento de sistema baseado em blockchain

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – O Telegram, rival do WhatsApp, planeja lançar uma criptomoeda nos próximos meses para que os usuários possam realizar pagamentos através de seu sistema de envio de mensagens, segundo informações Techcrunch. Assim como o Bitcoin, a empresa utilizará a tecnologia por trás do blockchain para viabilizar as transações e todo esse projeto será financiado por um ICO (Oferta Inicial de Moedas, na tradução livre) bilionário.

De acordo com a reportagem, a criptomoeda será batizada como “Gram” e funcionará como meio de pagamento do TON (Telegram Open Network), que será a “terceira geração” de blockchain, muito mais eficiente que os sistemas atuais e com capacidade de processar 1 milhão de transações por segundo. Segundo o site norte-americano, o TON será lançado em março deste ano, imediatamente após o ICO, que pretende captar até US$ 5 bilhões. Os usuários vão poder ter uma carteira virtual própria que armazenará qualquer moeda digital, além da “Gram”.

O Telegram pretende criar uma reserva de 200 milhões de Grams, sendo que 52% devem ser retidos para evitar que a criptomoeda oscile bruscamente. Outros 44% serão vendidos, enquanto os desenvolvedores do Telegram devem ficar com 4% das moedas, aponta a reportagem.