Negócio arriscado: 18% dos investidores usam dinheiro emprestado para comprar Bitcoin

Segundo o levantamento, feito com 672 investidores ativos, cerca de 18% usaram cartão de crédito para financiar suas compras de moedas digitais

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Em relatório publicado recentemente, a Lendedu mostrou que muitos investidores estão fazendo de tudo para conseguir comprar bitcoins e outras criptomoedas. Segundo o levantamento, feito com 672 investidores ativos, cerca de 18% usaram cartão de crédito para financiar suas compras de moedas digitais.

A Lendedu afirma que, com o crescimento da popularidade das criptomoedas, muitos investidores estão comprando bitcoin com dinheiro emprestado, seja por uso do cartão de crédito ou efetivamente fazendo um empréstimo. “Eu usei um cartão de crédito para financiar e comprar”, afirmou um dos entrevistados.

A companhia ainda disse que as estatísticas são “bastante preocupantes”, já que as compras combinadas de débito e cartão de crédito foram utilizadas por mais da metade (51,78%) dos entrevistados.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, a Lendedu revelou outro dado ainda mais perigoso: “Esta não foi sequer a preocupação mais urgente proveniente da pesquisa. Isso porque 22,13% dos investidores da Bitcoin não pagaram o saldo do cartão de crédito depois de comprar as moedas digitais”, diz o relatório.

Ainda de acordo com o levantamento, os resultados da pesquisa mostram que alguns investidores não estão preocupados com a volatilidade dos preços do bitcoin, acreditando que os ganhos com a moeda serão suficientes para pagar suas dívidas do cartão de crédito. “Eu acredito que possuir bitcoin vale a despesa de juros”, disseram mais de 70% dos entrevistados que usaram cartões de crédito e empréstimos com juros.

Apesar dos valores surpreendentes de alta das criptomoedas nos últimos meses, analistas ressaltam sempre que este é um investimento de alto risco, não sendo aconselhado investir grandes quantias que possam comprometer a renda do investidor caso ele perca tudo. Diante disso, a ideia de pegar um empréstimo para investir em moedas digitais se torna uma ideia altamente desaconselhável.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.