Bitcoin a US$ 10 mil é caro ou barato? Economista responde com uma fórmula

Programa Mundo Bitcoin recebe nesta terça-feira (28) o economista Richard Rytenband

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Com um novo impulso nos últimos dias, o bitcoin superou finalmente a marca dos US$ 10 mil na tarde desta terça-feira (28), mas será que este valor é justo? Nesta linha, o programa Mundo Bitcoin recebe o economista Richard Rytenband, que criou um modelo de valoração para criptomoedas com base nas ideias do Benoit Mandelbrot (pai da geometria fractal) e do filósofo Nassim Taleb.

O modelo calcula o cenário de fragilidade, ou seja, não trabalha com patamares de preços, mas serve pra mostrar quando vale estar exposto ou não, com o objetivo de esquivar das “pancadas do mercado”. Segundo Richard, desta fórmula é possível tentar entender se o bitcoin está barato ou caro e até trabalhar a ideia de ser “uma bolha prestes a estourar”.

Além disso, o economista comenta a questão do valor intrínseco do bitcoin, e o grande debate sobre lastro das criptomoedas e das moedas tradicionais, como o real e o dólar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mundo Bitcoin vai ao ar todas as terças-feiras às 14h (horário de Brasília), no InfoMoneyTV. Mande dúvidas e sugestões pela transmissão ao vivo no Facebook.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.