Ex-funcionário diz que Elon Musk é o criador do bitcoin e CEO da Tesla dá resposta inusitada

Elon Musk não só negou ser Satoshi Nakamoto como contou que perdeu os bitcoins que tinha

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Desde segunda-feira (27), um novo rumor sobre quem seria Satoshi Nakamoto – o pseudônimo do criador do bitcoin – está agitando o mercado. E por mais inacreditável que seja, a nova teoria aponta que o CEO da Tesla, Elon Musk, é o cara. 

Em um post no blog Medium, Sahil Gupta, um ex-estagiário da SpaceX, empresa espacial de Musk, teorizou que “Satoshi provavelmente é Elon”. Gupta, que estava na empresa em 2015, disse que Musk poderia estar por trás do bitcoin por causa de sua compreensão profunda da economia e criptografia, aderência às linguagens avançadas de códigos e o fato de ser um “polímato” (pessoa com conhecimento em várias áreas diferentes).

O ex-funcionário disse que Musk provavelmente queria criar a moeda porque ocorreu em 2008 durante a recessão o que poderia tê-lo motivado a “resolver a falta de confiança nos bancos criando uma moeda que não precisa deles”. Na postagem do blog, Gupta apresentou outras evidências que ele acredita apontar para Musk como o criador do bitcoin.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Algumas horas depois, enquanto todos debatiam a questão, o próprio CEO da Tesla foi ao Twitter para negar ser Satoshi Nakamoto. Inclusive, em sua resposta, o executivo fez questão de dizer que um amigo deu uma fração de bitcoin para ele há alguns anos e que ele perdeu esse valor.

Esta teoria ser levantada agora também levantou suspeitas sobre a intenção do ex-estagiário, que pode simplesmente estar tentando fazer a moeda ganhar mais força – algo que ele não conseguiu fazer. Em seu texto mesmo ele deixou isso claro: “Se Elon é Satoshi, parece que esse conhecimento se tornará público em algum momento de qualquer maneira”, escreveu Gupta. “Mas se fosse público agora, Elon poderia oferecer um guidance como o ‘pai fundador’ da moeda”.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.