Moedas digitais criadas por bancos centrais são o futuro, e não as criptomoedas, diz economista

Para Barry Eichengreen, bitcoin e outras moedas servem apenas para facilitar processos ilícitos

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Para quem acredita que as criptomoedas como o Bitcoin são o futuro do mercado, o economista Barry Eichengreen tem uma visão bem diferente. Ele afirmou, em entrevista à CNBC, que moedas digitais emitidas pelos bancos centrais farão transações mais eficientes e, portanto, são melhores. Segundo Barry, ativos como o bitcoin servem apenas para atividades ilícitas.

Perguntado se achava que as criptomoedas desempenhariam um papel importante na economia, ele respondeu: “Na verdade não”. “Eu acho que há um papel para as moedas digitais emitidas pelos bancos centrais que são uma coisa muito diferente das criptos, moedas anônimas”, disse ele.

“As primeiras moedas digitais alternativas de bancos centrais tornarão as transações mais eficientes. Já as criptomoedas é um veículo para lavagem de dinheiro, evasão fiscal e similares”, completou. Recentemente, o bitcoin e outras moedas têm sido muito criticadas por economistas e, principalmente, banqueiros.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O economista de Harvard, Kenneth Rogoff, fez uma previsão de que o preço do bitcoin “colapsaria” sob a pressão contínua dos governos. Já o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, chamou a moedas de “fraude” e disse que ela iria “explodir”. Por outro lado, gestores estão aumentando suas apostas e aproveitando o rali para lucrar com a moeda.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.