Seis grandes bancos internacionais unem forças para criar moeda digital

De acordo com o Financial Times, a ideia seria tornar os mercados financeiros mais eficientes, compensando e liquidando transações financeiras com base em "blockchain"

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Os gigantes do mercado financeiro global Barclays, Credit Suisse, Canadian Imperial Bank of Commerce, HSBC, MUFG e State Street estão criando um projeto de colaboração para desenvolver uma moeda de compensações e liquidações criada pelo suíço UBS. De acordo com o Financial Times, a ideia seria tornar os mercados financeiros mais eficientes, compensando e liquidando transações financeiras com base em “blockchain”, a tecnologia em que se baseia o bitcoin.

Guia completo em 5 vídeos ensina o básico sobre como investir em Bitcoin

O movimento ocorre em meio ao avanço nas discussões dos membros dos bancos com autoridades monetárias dos países e também estudos para assegurar maior privacidade aos dados e medidas de segurança cibernética. Segundo Hyder Jaffrey, diretor de investimento estratégico e inovação no campo de fintechs no banco suíço, a ideia é começar a operar em escala limitada no final de 2018.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O blockchain consiste em um conjunto de algoritmos que permitem que criptomoedas sejam negociadas e autenticadas eletronicamente, em uma rede sem contabilidade centralizada — o que inicialmente era visto com ceticismo pelos bancos pelas preocupações com fraude. A moeda de liquidação visa permitir que grupos financeiros realizem pagamentos entre si ou comprem instrumentos financeiros sem esperar a conclusão de transferências. As moedas digitais diretamente conversíveis em dinheiro seriam usadas nos bancos centrais, o que favoreceria uma redução de tempo e custos.

Quer aprender mais sobre Bitcoin? Baixe gratuitamente o melhor livro sobre o assunto já escrito no Brasil

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.