Gráfico mostra por que as bolhas imobiliária e das pontocom não têm nada em comum com o Bitcoin

A maior criptomoeda do mundo ainda não é comprovadamente uma bolha, mas já subiu mais que o dobro das duas maiores bolhas recentes

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo com o Bitcoin ganhando mais adeptos – e consequentemente mais força – a cada dia, muitos investidores ainda acreditam que este mercado de criptomoedas nada mais é que uma grande bolha. Mas se isso realmente se tornar verdade, já está bem claro que será considerada a maior bolha da história. E um gráfico mostra o motivo.

A imagem divulgada pelo MarketWatch mostra como a bolha imobiliária dos anos 2000 e das “pontocom” nos anos 1990 demoraram dez vezes mais para não crescer nem metade do que o Bitcoin já cresceu nos últimos dois anos. A comparação entre as três bolhas já comprovadas do mercado americano e a moeda digital parece até injusta se olharmos o gráfico, confira:

“O ponto é que não sabemos se [o Bitcoin] é uma bolha ou não, mas sabemos como as bolhas do passado se parecem. E esta é uma comparação do Bitcoin versus as bolhas passadas”, disse Justin Walters, co-fundador da Bespoke, para o site americano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja também: Guia completo em 5 vídeos ensina o básico sobre como investir em Bitcoin

No gráfico, é possível ver que as duas maiores bolhas dos últimos anos tiveram um “primeiro estouro” cerca de 1.500 dias após terem início, momento em que tinham alta de 1.000%. O Bitcoin, por sua vez, passou agora dos 500 dias de negociação, mas seus ganhos já superam os 2.000%.

A criptomoeda quebrou um novo recorde esta semana, superando os US$ 4.600. Em agosto, o Bitcoin caminha para encerrar com uma alta de cerca de 60%, para ganhos acumulados de mais de 360% até agora em 2017.

Continua depois da publicidade

Quer aprender mais sobre Bitcoin? Baixe gratuitamente o melhor livro sobre o assunto já escrito no Brasil

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.