Com ajuda do criador do ethereum, país europeu lançará primeira moeda digital estatal do mundo

Recentemente, o presidente do país disse que sua nação era "a única sociedade verdadeiramente digital" sustentada pelo estado

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A Estônia quer emitir sua própria moeda digital com a ajuda do fundador da Ethereum, Vitalik Buterin. A criptomoeda, chamada estcoin, deve ser lançada da mesma forma que estão ocorrendo com outras moedas, por meio de um ICO (Oferta Inicial de Moedas, na sigla em inglês).

Os ICOs permitem que startups levantem fundos vendendo criptomoedas em troca de dinheiro, que será usado para sustentar o sistema. Estas ofertas são semelhantes aos IPOs (Oferta Pública Inicial) de ações.

Esta não é a primeira vez que o pequeno país do leste europeu tenta inovar. A Estônia foi a primeira nação a oferecer aos cidadãos do mundo todo uma “residência eletrônica” (e-residency), uma identificação digital para não estonianos que oferece acesso a serviços como bancário, processamento de pagamentos e tributação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja também: conheça as moedas digitais que podem ser uma oportunidade melhor que o Bitcoin

“Um ICO apoiado pelo governo daria para mais pessoas uma participação maior no futuro do nosso país, fornecendo não apenas investimentos, mas também mais conhecimento e ideias para nos ajudar a crescer de forma exponencial”, disse Kaspar Korjus, diretor-gerente da e-residency Enterprise Estônia.

Vitalik Buterin, responsável pela fundação do ethereum em 2014, é um colaborador das inovações digitais da Estônia e ajudou com “feedbacks” sobre sua proposta de estcoin, disse Korjus.

Continua depois da publicidade

“Se estes estcoins são emitidos em um blockchain (eles poderiam ser emitidos em vários formatos ao mesmo tempo, nada de errado com isso), então seria fácil e conveniente usá-los dentro de contratos inteligentes e outras aplicações”, disse Buterin em uma postagem em seu blog.

De acordo com Korjus, mais de 22.000 “residentes eletrônicos” de 138 países se inscreveram na iniciativa e fazem “uma enorme contribuição” para a economia da Estônia.

Recentemente, o presidente da Estônia, Kersti Kaljulaid, disse que sua nação era “a única sociedade verdadeiramente digital” sustentada pelo estado. “Quase todas as interações dos nossos cidadãos com o governo, incluindo a votação, podem ser feitas de forma segura online, e nossos e-residentes podem incorporar e administrar seus negócios na Estônia sem ter que colocar os pés aqui”, disse ela em um artigo para o The Telegraph.

Quer aprender mais sobe Bitcoin? Baixe gratuitamente o melhor livro sobre o assunto já escrito no Brasil

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.