Cofundador da moeda rival do bitcoin critica o mercado e alerta: isto é uma bomba-relógio

"As pessoas dizem que os ICOs são ótimos para o Ethereum, mas isto é uma bomba-relógio", disse Charles Hoskinson

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de ainda ser a principal moeda digital do mundo, o bitcoin tem tido cada vez mais concorrentes, e uma dela é o ether, que apesar de não ser nova, ganhou muita força nos últimos meses e hoje é a principal “rival” do bitcoin.

Neste cenário de criação de novas moedas, é importante entender o conceito de ICO (Oferta Inicial de Moeda, na sigla em inglês), que nada mais é do que o IPO das moedas digitais, onde se capta recursos para viabilizar a estrutura desta nova divisa. Mas se muitas pessoas estão se empolgando, é preciso tomar bastante cuidado com este mercado.

E quem faz o alerta é Charles Hoskinson, cofundador da plataforma Ethereum, responsável pelo ether. Em entrevista para a Bloomberg, ele teceu grandes críticas ao mercado. “As pessoas dizem que os ICOs são ótimos para o Ethereum, mas isto é uma bomba-relógio”, disse.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Há uma tokenização excessiva de coisas, já que as empresas estão emitindo tokens quando as mesmas tarefas podem ser alcançadas com as cadeias de bloco existentes . As pessoas estão cegas por dinheiro rápido e fácil”, alertou Hoskinson.

Entre todas as ICOs realizadas este ano, as empresas já conseguiram levantar US$ 1,2 bilhões em vendas de moeda digital, ultrapassando o valor do capital de risco utilizado para fundar as empresas de blockchain e seis vezes mais do que o que foi angariado em 2016, de acordo com dados da Bloomberg, que cita a Autonomous Research.

Hoskinson, que gere a empresa de pesquisa IOHK, faz parte de um grupo crescente de analistas de blockchain que alertam para o rápido crescimento de valor das criptomoedas e da quantidade de ICOs, que garantem milhões de dólares em poucos minutos.

Continua depois da publicidade

Por isso, o cofundador do Ethereum teme a intervenção mais que certa da Comissão de Títulos e Câmbio dos EUA, por considerar “o maior risco para o setor”, sendo certo que, se isso acontecer, as criptomoedas passarão a ter um estatuto semelhante às ações da bolsa, passando também a obedecer às mesmas regras.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.