Afinal, por que a bitcoin é a moeda favorita dos hackers?

Apesar do uso da moeda, este é exatamente o motivo para que os hackers não recebam tantos pagamentos de resgate, como ocorreu na última sexta

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO  – Na última sexta-feira (12) um ataque hacker se tornou o maior da história após atingir mais de 100 – número que segue aumentando. Nesta segunda-feira (15), porém, a empresa de análise Elliptic Enterprises mostrou que apenas US$ 50 mil em resgates foram pagos, mostrando que poucas pessoas aceitaram as exigências dos hackers.

Depois que começaram a ser atingidos pelo chamado ransomware na sexta, os usuários tinham 72 horas para pagar US$ 300 em bitcoin, do contrário o valor seria duplicado. Caso o pagamento não seja feito em até 7 dias, a ameaça é de perda total e irreversível dos arquivos contidos na máquina afetada.

“A quantidade é realmente baixa”, disse Michela Menting, diretora de pesquisa de segurança digital da ABI Research para a Bloomberg. “O motivo provavelmente é que as organizações iniciaram seus procedimentos de backup e recuperação”, afirmou. Porém, um outro fator pode estar por trás deste fato: a dificuldade em pagar.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quem nunca teve contato com bitcoin vai ver que usar a moeda para pagamentos não é algo tão simples quanto fazer uma compra online ou uma transferência bancária. Apesar de os hackers terem fornecido um link útil para estas pessoas, a moeda criptografada segue como um mistério para muitos.

Para se fazer um pagamento como este exigido pelos hackers, primeiro a pessoa ou empresa precisa efetuar o cadastro em uma das várias bolsas on-line e passar pelo processo de verificação para obter os bitcoins. Depois, é possível depositar dinheiro na bolsa. Uma vez que o dinheiro é depositado na bolsa, os bitcoins podem ser enviados ao endereço fornecido por quem promove a extorsão.

Afinal, por que hackers continuam usando bitcoin?
Mesmo com tanta dificuldade das pessoas e o risco de não receberem os pagamentos, os hackers continuam usando a bitcoin. Isso é explicado pelo fato de ser um pagamento muito mais difícil de ser rastreado – mas não é impossível -, o que ajuda a deixar estes bandidos impunes.

Continua depois da publicidade

Todas as carteiras – que funcionam como contas bancárias – podem ser acessadas por qualquer pessoa, desde que esta saiba o endereço eletrônico (URL) dela. No entanto, os bitcoins podem ser criados por qualquer pessoa e você não precisa usar uma identidade real para possuir as moedas. Dessa forma, tudo o que pode ser rastreado é a carteira digital e as transações realizadas, não as pessoas.

Enquanto opera com a moeda, o usuário não pode ser fisicamente identificado. Esse processo só pode ser feito quando ele realiza o câmbio de Bitcoin para dinheiro real. Nesse caso, porém, não é possível afirmar com certeza que o usuário adquiriu o dinheiro proveniente de alguma atividade ilícita.

Outro ponto é que não existe órgãos reguladores e nem um controle centralizado da moeda. Ou seja, diferente do que ocorre nos bancos, onde seu dinheiro pode ser bloqueado, não há como isso acontecer com bitcoins. Tudo isso leva os hackers a manterem um certo “carinho” com a moeda digital.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.