SEC rejeita criação do 1º ETF baseado em bitcoin e moeda desaba quase 8%

Órgão disse que a proposta não era consistente com as regras que exigiam uma segurança para "para prevenir atos fraudulentos e manipulativos e práticas e para proteger os investidores e o interesse público"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A SEC (Securities and Exchange Commission) rejeitou nesta sexta-feira (10) uma proposta de mudança de regras que permitiria a criação do primeiro ETF baseado em bitcoin da história. O órgão disse que a proposta não era consistente com as regras que exigiam uma segurança para “para prevenir atos fraudulentos e manipulativos e práticas e para proteger os investidores e o interesse público”.

Para que tal produto cumpra este padrão, a SEC afirmou que “a troca deve ter acordos de compartilhamento de vigilância com mercados significativos para negociar a mercadoria subjacente ou derivados sobre essa mercadoria. E segundo, esses mercados devem ser regulamentados”. Lembrando que grandes mercados de bitcoin ainda não foram regulamentados.

Com a notícia, o preço da moeda afunda no mercado, chegando a cair quase 8%. Por volta das 19h (horário de Brasília), o preço tinha perdas de 7,09%, cotado a US$ 1.107, se afastando da nova máxima recorde atingida mais cedo, quando bateu US$ 1.325.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apesar do mercado não chegar a se empolgar com uma possível aprovação, a notícia é um “golpe” para a moeda, que luta para ganhar legitimidade no mundo. Mesmo assim, ainda existem outras oportunidades para que os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss, conhecidos por sua relação com a criação do Facebook, consigam aprovar essa proposta de ETF.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.