Regra de mineração de Bitcoin sofrerá importante mudança no sábado; entenda o que muda

Basicamente, a partir de agora, as recompensas pela mineração vão cair pela metade, um processo chamado "halvening"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A partir deste sábado (9), uma importante mudança ocorrerá no mercado de Bitcoin e deve chamar atenção do mercado. Apesar de muitos investidores ainda não saberem, esta alteração está prevista desde a criação da moeda digital pelo desconhecido Satoshi Nakamoto. Basicamente, a partir de agora, as recompensas pela mineração vão cair pela metade, um processo chamado “halvening”. Mas o que exatamente é isso?

Desde que foi criada, a Bitcoin tem como uma de suas principais características o processo de mineração, que é responsável não só por aumentar a quantidade de moedas em circulação, como também prevenir fraudes. As transações em Bitcoin são armazenadas em algo chamado de “bloco”, com capacidade de armazenar 1 megabyte de dados, e é trabalho dos mineradores confirmar a autenticidade das transações contidas no bloco.

Os mineiros fazem isso pegando os dados correspondentes de cada transação e usando-os para completar um problema de matemática. A solução deste problema é conhecida como um “hash”, e a cada vez que o bloco é completado os mineiros ganham recompensas por isso.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O código do bitcoin é programado para liberar automaticamente um montante de bitcoins para o minerador que trabalhar mais rápido naqueles últimos 10 minutos. Atualmente, o prêmio é de 25 bitcoins por bloco, o que equivale a algo em torno de US$ 16.000. É assim que novos bitcoins entram em circulação, sem a necessidade de uma autoridade central controlar seu suprimento, como acontece com as moedas tradicionais.

O montante da recompensa foi programado para cair pela metade a cada 210 mil blocos minerados, ou a cada quatro anos. Quando o bitcoin foi lançado em 2009, o minerador recebia 50 bitcoins por bloco minerado. Em 2012, o bloco de número 210 mil foi minerado e a recompensa caiu para 25 bitcoins. E agora, tudo está prestes a mudar novamente.

A partir do dia 9 de julho, o bloco 420 mil deverá ser concluído e o valor da recompensa passará a ser 12,5 bitcoins por bloco minerado. Este mecanismo foi desenhado por Nakamoto com o objetivo de controlar o suprimento e limitar a inflação da moeda digital. Vale lembrar que o criador da moeda estipulou que poderão ficar em circulação no máximo 21 milhões de bitcoins e este mecanismo ajuda a fazer com que este valor demore para ser atingido.

Continua depois da publicidade

Quando o criador do Bitcoin construiu o sistema, ele sabia que, se a moeda decolasse e houvesse uma abundância de mineradores, esse limite seria alcançado rapidamente. Atualmente existem cerca de 16 milhões de bitcoin em circulação, e cerca de 3.600 bitcoins são criados a cada dia.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.