Entenda como a Bitcoin pode revolucionar o mercado de ações

Para o Bank of England, "a principal inovação é a tecnologia de 'contabilidade distribuída' que permite que um sistema de pagamento opere de forma totalmente descentralizada, sem intermediários, como os bancos"

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A ascenção e as novas tecnologias criadas no mercado de moedas virtuais, em especial a Bitcoin, tem um potencial enorme de remodelar todo a indústria financeira. Essa declaração foi feita pelo Banco Central da Inglaterra, o Bank of England, que vê na forma como funciona o sistema de negociação da moeda a possibilidade de trazer novidades para serem incorporadas no mercado acionário.

A grande razão para essa projeção é o sistema de contabilidade de distribuição pública, chamado de “block chain” (“cadeia de bloco” em tradução livre). Este é o mecanismo que garante que todas as transações com bitcoins são verificadas de forma transparente, descentralizada e segura, tudo sem impor taxas de transação. Para o BoE, este sistema é uma “verdadeira inovação tecnológica”.

“A principal inovação das moedas digitais é a tecnologia de ‘contabilidade distribuída’ que permite que um sistema de pagamento opere de forma totalmente descentralizada, sem intermediários, como os bancos”, destacou a autoridade monetária britânica no início de setembro. O BoE chegou a elogiar a forma como os pagamentos são feitos, mostrando que é possível realizar as transações de forma segura sem que qualquer autoridade central lidere os negócios.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o Bank of England, uma vez que a maioria dos ativos, como ações e bonds, já existem apenas como registros digitais, o sistema de “contabilidade distribuída” poderia transformar todo o sistema financeiro. “Pode ser possível no futuro – em teoria, pelo menos – que a infraestrutura existente do sistema financeiro pode ser gradualmente substituída por uma variedade de sistemas distribuídos”, disse o BoE.

Por fim, a autoridade monetária concluiu que as moedas digitais não representam um risco significativo para a estabilidade monetária do Reino Unido, pelo menos por enquanto, dada a pequena dimensão do negócio por lá. Por outro lado, ela apresenta uma série de riscos hipotéticos que poderiam incomodar no futuro, entre eles a grande volatilidade do preço dessas moedas digitais.

Por outro lado, o BC inglês ainda se mostra um pouco reticente sobre o que o futuro aguarda neste mercado. “Se aumentos acentuados nos preços ocorrerem, é possível que tenhamos problemas e que podem ter afetar a estabilidade financeira do Reino Unido”, disse o BoE.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.