Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

O maior erro dos traders iniciantes na bolsa, segundo analista com 12 anos de experiência no mercado

O analista técnico Aliakyn Pereira de Sá, da XP Investimentos, começa a apresentar todas as quintas-feiras o programa "Quero Ser Trader" na InfoMoneyTV

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Ter lucro antes de ter conhecimento sobre o mercado: uma armadilha que derruba muitos traders de primeira viagem. Os ganhos aumentam a confiança do investidor, a ansiedade pela independência financeira, deixando-os mais expostos ao risco. A sequência, normalmente, vem a ser a pior experiência possível: um tombo, que às vezes leva embora todo o lucro adquirido no início. Quem conta essa história é o analista técnico Aliakyn Pereira de Sá, da XP Investimentos, que viveu isso na pele isso quando decidiu ingressar no mercado financeiro em 2005 e que serviu como um grande aprendizado em sua trajetória no day trade e swing trade.

“Tudo o que tinha ganhado nas primeiras operações, devolvi e perdi muito mais. Naquele momento, cheguei a conclusão que estava tudo errado. Não tinha conhecimento suficiente para operar no mercado, não tinha bagagem, tempo de tela e acabei quebrando aos 18 anos na bolsa de valores”, lembra. 

A volta por cima ocorreu na sequência, quando viu que precisava buscar conhecimento sobre o mercado e adquirir mais experiência. No entanto, depois de um susto como esse, o processo de recuperação é muito mais doloroso, comenta.

“Depois de adquirir conhecimento, passei por um período em que tive que diminuir ao máximo a minha exposição, passei a operar lotes mínimos, buscando exatamente tranquilidade, buscando melhorar meu psicológico. Descobrir se você tem o perfil, tem psicológico para operar é um segundo passo que precisa ser tomado com muito cuidado”, comenta o analista que desde 2009 comanda salas de trades ao vivo e há dois anos foi para a XP Investimentos, onde conduz diariamente uma sala de day trade e swing trade na Arena do Investidor, área de análise técnica da corretora (crie aqui uma conta gratuita e acompanhe a sala).

Tendo em vista tudo que aprendeu nos seus 12 anos de experiência no mercado, Aliakyn lança em agosto um novo projeto na InfoMoneyTV para ajudar traders a darem seus primeiros passos no mercado de ações,  

A partir de hoje, ele vai apresentar semanalmente o programa “Quero Ser Trader”, com foco em instruir investidores de todos os níveis interessados em análise técnica, com apresentações teóricas, bate-papo com convidados e dicas de como melhor o psicológico nas operações. A transmissão ao vivo ocorre todas as quintas-feiras a partir 16h30 na InfoMoneyTV. 

Segundo ele, a maioria das pessoas começa na contramão no mercado. “Na nossa vida aprendemos que primeiro temos que estudar para depois colocar na prática. Vide nossa vida escolar. Se você quer ser médico, você primeiro faz faculdade de medicina, residência, especializações e depois exerce a profissão. Mas no mercado a maioria começa do lado oposto, investindo antes de adquirir conhecimento. Temos que respeitar o mercado”, disse. 

Essa, conta, é uma das maiores armadilha para quem começa a investir na bolsa. As pessoas ganham confiança sem ter conhecimento e acabando levando uma rasteira no mercado por se exporem demais ao risco. O iniciante não sabe o que é stop loss, diversificação e vira torcedor, mas o mercado não perdoa, comenta.

Quer ver mais dicas sobre o mercado? Clique aqui e conheça o canal no Youtube do analista Aliakyn Pereira de Sá.

Veja abaixo o programa “Quero Ser Trader” desta quinta-feira: