O que o “martelo do Ibovespa” explica até para quem não gosta de análise técnica?

O movimento técnico do Ibovespa hoje diz muito sobre a psicologia do investidor

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – 10h22: o Ibovespa caía mais de 1,5% e tocava nos 48.800 pontos, indicando que teríamos o 3º pregão consecutivo no negativo, com queda acumulada de quase 3 mil pontos. Foi aí que o mercado ganhou forças, engatou um movimento de alta e fechou a 49.660 pontos (alta de 0,48%), a 150 pontos da máxima do dia. Estas duas frases relativamente são facilmente explicadas em uma única expressão da análise técnica: martelo de alta.

Mesmo que você não estude os gráficos, entender o que há por trás da formação de um martelo é muito interessante para entender o que há por trás da psicologia do investidor. Primeiramente a definição técnica: o martelo de alta é apenas um candlestick com ampla sombra inferior, pouca ou nenhuma sombra superior e corpo medindo pelo menos um terço da sombra inferior. É o primeiro sinalizador de reversão de uma tendência de baixa para uma tendência de alta .

Mas qual a explicação prática, que pode ser interpretada tanto por grafistas quanto por fundamentalistas? Sendo bem curto e grosso: o martelo indica que os vendedores “cansaram”, estão saindo do mercado, e os compradores estão voltando. Isso fica evidente ao ver que o Ibovespa caiu praticamente em queda livre desde quinta-feira, perdendo quase 3 mil pontos de altitude até a mínima desta segunda-feira; a partir daí, os compradores voltaram ao mercado e puxaram o índice para cima, fazendo com que ele subisse até os minutos finais do pregão.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como explicamos, o martelo é apenas o primeiro sinal de reversão de tendência. A confirmação virá apenas se tivermos mais um candlestick positivo nesta terça-feira, o que mostrará de fato que a simples “vitória dos compradores” na segunda-feira tornou-se uma sequência positiva.

Aos aspirantes da análise técnica que esperam que isso seja um gatilho para compras, cuidado: conforme noticiamos no Visão Técnica de sexta-feira, o analista Bo Williams, da Clear Corretora alertou que o Ibovespa segue em uma zona de congestão há quase 2 meses, o que inibe operações de swing trade (aquelas que duram mais de um pregão). A solução, segundo ele, é focar em day trade (operações que começam e terminam no mesmo dia).

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers