Ciclo de 50 anos da Bolsa indica: é hora de começar a comprar ações; entenda por quê

Gráfico dolarizado do Ibovespa repetiu movimento de "M" feito desde 1963; não dá pra saber onde está o fundo da Bolsa, mas se respeitarmos os ciclos, devemos voltar a subir para as máximas históricas em breve

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Em maio de 2012, Osney Cola, da Equipe Trader, publicou uma análise mostrando os ciclos do mercado brasileiro desde 1963, indicando como o Ibovespa “dolarizado” sempre respeitou uma movimentação em “M” (forte alta, dois topos duplos e queda abaixo do fundo anterior) e que, por isso, havia uma enorme chance de continuarmos caindo para o fundo formado em 2008. A “profecia” de fato se cumpriu e rompemos com força a região mínima deixada no ápice da crise do subprime. Achou má notícia? Na verdade, essa é uma ótima notícia. 

Em entrevista concedida ao InfoMoneyTV na útlima quinta-feira (11), o especialista da Equipe Trader mostrou que, como já atingimos o “objetivo” desse ciclo histórico do mercado, há uma grande possibilidade do Ibovespa retomar um movimento de alta rumo aos “topos duplos” formados em 2008 e em 2010 (que são justamente suas máximas históricas). O segredo do investidor agora é “girar a chave” para começar a ver com bons olhos comprar ações.

“Uma coisa que eu aprendi na prática no mercado é que se você quer ser um investidor, você tem que ter facilidade de mudar de ideia”, disse Osney durante a entrevista. Não há um momento claro para dizer que formamos um fundo e revertemos a tendência, mas há uma chance muito maior de engatarmos um movimento de alta do que acentuar ainda mais as quedas nos próximos meses – se a Bolsa seguir caindo por mais anos, é sinal que o Brasil quebrou e seus investimentos em ações seria o menor dos problemas, complementa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o investidor mais conservador, que prefere um sinal mais claro de mudança de tendência, o especialista recomenda aguardar um “zigue-zague” altista na região entre 42.000 pontos e 43.500 pontos. Sobre as ações que podem puxar essa retomada do Ibovespa, Onsey diz que não é possível cravar quais as que mais subirão, mas disse estar de olho nos papéis do setor financeiro e na Ambev, que são as que possuem maior participação na composição do índice.

Confira a entrevista feita com Osney Cola, da Equipe Trader:

O gráfico de 53 anos do Ibovespa utilizado na análise está disponível gratuitamente no site da Enfoque. Para ter acesso ao gráfico, clique aqui.

Continua depois da publicidade

Leia também:

InfoMoney atualiza Carteira para fevereiro; confira

Analista-chefe da XP diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers