Um bom motivo para a Bolsa repicar – e dois motivos para ela cair até 38 mil pontos

No primeiro Visão Técnica do ano, André Machado mostra que o Ibovespa atingiu um importante objetivo de queda e pode trazer compradores em caso de abertura positiva na segunda; contudo, gráfico dos índices de ADR e S&P500 trazem preocupação

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – O primeiro Visão Técnica de 2016 contou com a participação do emblemático trader e professor da BM&FBovespa André Machado. Amplamente conhecido nas redes sociais como “O Ogro de Wall Street“, o ex-executivo da Microsoft decidiu viver de Bolsa em 2002 e já viveu o céu e o inferno no mercado antes de ganhar muito dinheiro em 2008 operando vendido com as ações da Vale.

O programa foi dividido em dois blocos, e cada um deles mostra os possíveis mundos para o mercado brasileiro na semana que vem. No primeiro bloco, Machado mostra que o Ibovespa atingiu um importante objetivo de queda e agora pode mostrar força compradora em caso de uma abertura positiva na segunda. Já no segundo bloco, a análise do índice de ADRs (American Depositary Receipts) brasileiros e do S&P500 trazem uma preocupação para a tendência da próxima semana. 

Vídeo 1: Ibovespa e dólar
Após um movimento de indefinição, o Ibovespa rompeu com força um importante suporte e terminou a semana da projeção traçada pelo Fibonacci. Na segunda-feira, uma abertura com um candlestick forte de alta pode sinalizar uma boa entrada na compra, com objetivo de curto prazo na média móvel de 20 períodos. Contudo, é preciso esperar para fechar o trade, pois uma nova movimentação negativa só tem suporte na faixa dos 38 mil pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre dólar, o movimento de topos e fundos ascendentes deixa evidente a tendência de alta de curto prazo, cujo alvo encontra-se nas máximas alcançadas no ano passado, na faixa de R$ 4,25.

Vídeo 2
Se no bloco 1 o Ibovespa mostrou sinais de indefinição, dois pontos interessantes do bloco 2 deixam o cenário mais arriscado: o índice Brazil Titans, que acompanha os 20 principais ADRs brasileiros negociados em NY, já mostrou um rompimento de suporte para baixo. Além do Brazil Titans, o S&P500 fez um movimento semelhante, tendo inclusive fechado bem próximo da sua máxima do dia.

Além dos dois índices, Machado analisou as 9 ações que respondem por cerca de 50% da carteira teórica do Ibovespa: Petrobras (PETR3 e PETR4), Vale (VALE3 e VALE5), Bradesco (BBDC4), Itaú Unibanco (ITUB4), Cielo (CIEL3), JBS (JBSS3) e BRF (BRFS3).

Continua depois da publicidade

Aos interessados em acompanhar André Machado, segunda-feira que vem ele começará uma série de vídeos gratuitos em parceria com o InfoMoney. Além disso, ele está com um projeto em parceria com norte-americano Oliver Velez, um dos traders mais respeitados da atualidade, que possui uma estratégia na qual ele opera apenas 20 minutos por dia e lhe rendeu ganhos de até 145% em seu melhor mês de 2015. Clique aqui para saber mais deste projeto.

A volta por cima na bolsa

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers