Hora de comprar? Trader que “antecipou” queda do Ibovespa vê sinais de reversão

Para Wagner Caetano, diretor da Top Traders e do Terminal Cartezyan, se índice for capaz de ultrapassar os 54.242 pontos, um fundo será confirmado, e poderemos rumar para os 54.960 pontos

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A derrocada do Ibovespa iniciada no começo da semana passada parece ter encontrado um freio no pregão da última quarta-feira (27), quando o índice encerrou em alta de 1,13%, a 54.236 pontos, em uma forte recuperação diária depois de ter tocado os 53.135 pontos no patamar mínimo da sessão. Um respiro que ocorreu após ter atingido seus alvos de curto prazo entre 53.290 e 53.510, como previu o investidor profissional Wagner Caetano, diretor da Top Traders e do Terminal Cartezyan, como pode ser visto em matéria publicada no Infomoney no dia 20 de maio e durante o programa semanal Visão Técnica da última sexta-feira. 

Para ele, o gráfico do Ibovespa mostra agora um candle de reversão, conhecido na análise técnica como martelo, com fechamento quase na máxima da sessão. “Se a máxima do martelo for rompida (54.292 pontos), teremos um fundo confirmado, capaz de jogar o mercado pelo menos em 54.960 pontos, onde decide se é apenas um repique ou reversão”, disse. Ele alerta, no entanto, que, se fraquejar e perder os 53.510 pontos, mesmo que em um movimento intradiário, dificilmente o Ibovespa deixará de cair até os 52.460 pontos, com parada na mínima de hoje, em 53.135 pontos. 

“A palavra de ordem agora é oportunidade, mas com muita cautela”, comenta, lembrando que o movimento de alta do índice ontem foi puxado principalmente pelos bancos, que foram fortemente penalizados nas últimas sessões, e Petrobras (PETR3; PETR4).

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isto é, podemos até falar que os ativos dos bancos também marcaram um fundo ontem, sessão que marcou a segunda alta desses ativos em oito sessões, que, caso também seja revertido em uma tendência de alta de curto prazo, pode ajudar a impulsionar o índice. Mas, para isso, eles teriam de fechar nesta sessão acima das máximas de quarta-feira. “Caso contrário, será voo de galinha e a baixa continua”, lembra.

Os ativos dos bancos seriam Itaú Unibanco (ITUB4), Bradesco (BBDC3; BBDC4) e Banco do Brasil (BBAS3). Entretanto, qualquer driver que traga aversão ao risco vão detonar as vendas de novo, reforça. 

Para o pregão desta quinta-feira, Caetano comenta que o investidor deve estar atento ao ajuste fiscal no cenário interno, pedidos de auxílio desemprego nos Estados Unidos, além dos desdobramentos da negociação grega com credores. 

Continua depois da publicidade

Confira abaixo o gráfico traçado por Wagner Caetano: