Gráficos indicam: Ibovespa a 58.850 pontos pode estar mais próximo do que se imagina

Para Wagner Caetano, investidor deve ficar atento aos 57.360; se índice tiver força para romper esse patamar, gráfico deixará aberto possibilidade de novas compras

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa mostrou forte força compradora no pregão da última segunda-feira (4), fechando com alta de 2%, a 57.354 pontos – próximo de sua máxima do dia. A arrancada da véspera fez o índice ultrapassar uma região importante, nos 56.965 pontos, deixando um possível porta aberta para compras. A opinião é de Wagner Caetano, diretor da Top Traders e do Terminal Cartezyan.

Para ele, uma consolidação hoje do Ibovespa acima dessa região pode abrir caminho para mais altas do índice, com objetivo nos 58.850 pontos – topo marcado em novembro de 2014, que gerou forte correção na ocasião. 

No gráfico (como pode ser visto abaixo), o índice encerrou ontem bem próximo a um ponto importante: a resistência de 57.360 pontos, que jogou o benchmark abaixo até 45.850 pontos entre novembro e dezembro do ano passado. Uma queda de cerca de 20% no período. Uma região que deve ser olhada com cuidado pelos traders, indica Caetano.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, abaixo dos 57.360 pontos, o ponto-chave será os 56.965 (rompidos ontem). Nesse ponto, o índice tinha deixado uma pinça de topo no gráfico diário, o que, se não rompido, poderia projetar o Ibovespa para baixo. “A perda dessa região sinalizaria um rompimento falso e clara indicação de venda”, disse.

Para ele, como há um gap aberto no índice futuro, é provável que hoje ocorra uma correção do mercado. Nesta sessão, o investidor deve ficar de olho nos desdobramento na Europa, com destaque em especial para a Grécia, nos indicadores chineses, nos balanços corporativos nos Estados Unidos, Brasil, velho continente, commodities e ajuste fiscal. 

Caetano diz que a forte movimentação de compra do dólar nos últimos pregões poderá ser um sinal de aversão ao risco e saída de capital. Uma definição melhor pode ser vista na quarta-feira, quando serão divulgados os números do fluxo cambial. 

Continua depois da publicidade

Confira abaixo o gráfico traçado por Wagner Caetano: