“Guerra” da Bovespa: comprados estão vencendo, mas vendidos continuam nas trincheiras

Apesar da alta forte da Bolsa nos últimos pregões, há sinais gráficos que mostram uma pressão vendedora ainda presente e à espreita, diz Wagner Caetano, trader profissional e sócio da Cartezyan

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado se animou com a alta de 8% nos últimos 5 pregões atingida pelo Ibovespa. A maioria dos analistas técnicos acredita que teremos mais altas pela frente, já que confirmamos o rompimento da resistência em 52.460 pontos na sexta-feira e continuamos movimento altista. No entanto, nem todo mundo vê uma perspectiva tão positiva assim para a Bolsa. 

O trader profissional e sócio da Cartezyan, Wagner Caetano, vê duas “trincheiras de batalha” entre compradores e vendedores no momento. No caso dos “bulls” (compradores), há um canal de alta, que foi rompido no pregão de ontem (veja o gráfico no final da matéria). No entanto, se o índice voltar a operar dentro do canal, os “bears” (vendedores) terão chances de ganhar a guerra.

“Se o mercado conseguir se manter acima da linha superior, teremos um movimento de alta de médio prazo, rumo a 55.250 pontos inicialmente, mas com potencial de chegar a 57.360 pontos, máxima de novembro de 2014”, explica o trader. Por outro lado, a perda dos 52.320 pontos acende a luz amarela dos compradores, que terão menos armas para enfrentar a pressão vendedora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vendidos: perderam a batalha, mas não a guerra!
Tal pressão ganhará ainda mais forças 
se média móvel exponencial de 200 períodos, superada pelo Ibovespa no dia 1º de abril, for rompida para baixo. E para o trader, este é o cenário mais provável. “A minha visão é que teremos perda desses suportes e a alta não se sustenta, devido a sinais de topo em ações importantes na composição do Ibovespa”, conclui o trader.

A prova do impasse no mercado entre estas duas forças foi o pregão desta terça, no qual a Bolsa fechou estável, com uma leve variação negativa de 0,02%. Isso depois de chegar a subir 0,49% na máxima e cair 0,56% na mínima, de modo que, no gráfico diário, formou um candle chamado de “doji”, conhecido por identificar momentos de indefinição no mercado. O futuro, portanto, depende de qual dos dois exércitos estará operando com a melhor estratégia.