Pregão de hoje será decisivo para compra ou venda da semana que vem, diz analista

Analista que cravou correção do Ibovespa no início da semana diz que alta ou baixa do índice na semana que vem vai depender deste pregão

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa passou por dias de correção nessa semana depois de marcar em fevereiro seu melhor mês desde janeiro de 2012. Um cenário previsto pelo analista Wagner Caetano, diretor da Top Traders e do Terminal Cartezyan, no começo desta semana. (Para conferir a matéria, clique aqui). Ele projetava uma correção técnica do Ibovespa, com último alvo em 51.260 pontos (atingido na última quinta-feira durante o intraday). Somente nessa semana, o índice caiu 2,36%, fechando ontem a 50.365 pontos – tendo apenas um pregão de alívio em quatro. 

Atingido o objetivo, o Ibovespa agora poderá sofrer uma reversão de figura, avalia. Segundo Caetano, o pregão desta sexta-feira será o divisor de águas entre a compra e a venda na semana que vem.

“Se houver perda da mínima de ontem (50.115 pontos), haverá ainda um suporte em 49.890 pontos, cuja perda levaria o índice para 48.722 pontos. Entretanto, se a máxima de quinta for superada (50.735 pontos), a correção terá terminado e a alta será retomada”, comenta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele explica que esse “divisor de águas” é a LTA (Linha de Tendência de Alta), tocada ontem (como pode ser visto no gráfico abaixo) e que vai definir o caminho seguinte do Ibovespa. Caetano pondera, no entanto, que essa reta foi tocada quinta, mas o volume não foi acima da média, o que pode diminuir as chances que a mesma tenha sido considerada um ponto de compra interessante.

O analista recomenda ao investidor que estiver “zerado” em Ibovespa (seja em BOVA11 ou mini-índice) esperar um rompimento desses patamares comentados (seja para cima ou para baixo), ou seja, operar nos extremos para se posicionar. Já para quem está operando na ponta vendedora, o interessante seria acionar o stop na superação da máxima de ontem, mas devem aumentar posição de venda na perda da mínima, acompanhando a onda de baixa.   

Confira abaixo o gráfico traçado pelo analista:

Continua depois da publicidade

ibov0503