Ibovespa abre sinal de alerta: hora da reversão chegou, diz analista

Para o analista Wagner Caetano, diretor da Cartezyan, o índice indicou claramente uma reversão de tendência após virada repentina ontem, quando formou um candle denominado estrela cadente

Paula Barra

(Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – A virada repentina do Ibovespa ontem acendeu um sinal de alerta para os investidores. Após abrir o pregão em alta ontem e atingir ganhos de 1,62% na máxima do dia, o benchmark da Bolsa brasileira perdeu força durante a tarde e fechou a sessão em queda de 0,24%, a 61.141 pontos. Para o analista Wagner Caetano, diretor da Cartezyan, o índice indicou claramente uma reversão de tendência.  

Pelos gráficos, o Ibovespa formou ontem uma figura denominada estrela cadente (ou shooting star, em inglês), quado, após uma forte alta, há entrada de força vendedora no decorrer do dia, empurrando as ações para baixo. Na prática: os compradores conseguiram fazer a ação subir até um determinado momento do dia, mas logo perderam força e os vendedores prevaleceram até os minutos finais de pregão.

Quer saber mais sobre análise ténica? Acompanhe o programa Visão Técnica toda sexta-feira no InfoMoney

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para reforçar essa análise de reversão de cenário, Caetano aponta que o candle formado ontem (shooting star) tem ausência de sombra na sua posição inferior, ou seja, o papel fechou na sua mínima do dia. 

Segundo o analista, o primeiro objetivo do Ibovespa agora será o patamar dos 59.470 pontos – topo marcado em março de 2013 – e, caso ultrapasse esse suporte, rumará para os 58.150 pontos, região em que o índice encontrará sua média móvel exponencial de 21 dias e um forte suporte que impulsionou o último rali do índice, iniciado na segunda quinzena de agosto.

Nesse cenário, Caetano recomenda o investidor que quiser aproveitar essa reversão de tendência vender mini-contratos de índice futuro ou o ativo BOVA11, o ETF (Fundos de Índice, na sigla em inglês) que acompanha o desempenho do Ibovespa. 

Continua depois da publicidade

Confira o gráfico traçado pelo analista Wagner Caetano: