Notícias e fundamentos mais atrapalham do que ajudam o trader, diz Leandro Martins

Analista "campeão" do Ranking InfoMoney de carteiras recomendadas em 2014 se especializou tanto na análise técnica quanto na fundamentalista, mas foi no estudo dos gráficos que ele diz ter entendido o mercado

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Responsável pela melhor carteira recomendada de 2014, segundo Ranking InfoMoney, o analista-chefe da Walpires Corretora, Leandro Martins, utiliza como premissa em suas recomendações os conceitos de análise técnica – bem diferente da maioria dos outros analistas, que adotam a análise fundamentalista como premissa. Para Martins, é um erro o investidor querer mesclar o estudo dos gráficos com notícias e fundamentos, pois elas “mais atrapalham do que ajudam” o trader.

Desde 1999 no mercado financeiro, Martins possui o certificado CNPI para atuar tanto como analista técnico quanto fundamentalista, mas preferiu se dedicar ao estudo dos gráficos. “Foi onde encontrei as respostas”, explica o analista. Além da análise técnica, Martins também dá muita ênfase à questão psicológica do trader, tendo inclusive gravado um vídeo no Youtube apontando os “10 maiores erros do investidor em ações” (assista ao vídeo no final da matéria).

Leandro Martins é um dos 4 traders que estarão no InfoMoney TV para fazer uma análise semanal sobre o Ibovespa e quais ações estão em um bom ponto para operações de compra ou de venda a descoberto. Completam o time de analistas: Lauro Vilares (operador da Leandro & Stormer), Fernando Góes (analista da Clear Corretora) e Wagner Caetano (diretor da Cartezyan). O programa irá ao ar toda sexta-feira após o fechamento do pregão e tem estreia agendada para este dia 29 de agosto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira abaixo um bate papo rápido que o grafista teve com o InfoMoney:

InfoMoney – Desde quando está na Bovespa?

 Leandro Martins – Iniciei na Bolsa em 1999 aos 18 anos, quando entrei na graduação de economia.

Continua depois da publicidade

IM – O que te fez buscar essa profissão?

 LM – Sempre gostei de números e do mercado financeiro. Contudo, após um Mestrado em economia e tirar o CNPI fundamentalista (certificado para se tornar um analista fundamentalista), percebi que a Bolsa não segue exatamente as notícias e os fundamentos, então encontrei as respostas nos gráficos.

IM – Qual o maior ensinamento que a vida de trader te deu?

LM – Que as notícias e os fundamentos mais atrapalham que ajudam o “day trader”. Além disso, a ganância pode acabar com a vida das pessoas. Me especializei lendo livros em inglês e analisando ao máximo o que está por trás das figuras. Sempre busquei entender profundamente a real briga psicológica entre compradores e vendedores.

IM – Que dica você daria para o investidor que está começando a operar agora?

LM – Tenha um set-up simples e muito bem testado. A preocupação com o iniciante sempre foi frequente, pois acredito que nós, analistas e professores, temos grande responsabilidade. Criei um artigo que virou uma palestra onde alerto sobre os 10 erros do investidor em ações (assista o vídeo no final da matéria).

IM – E que dica você daria para quem investe todo dia e já se considera um trader?

LM – Mantenha-se humilde, pois a arrogância já fez muito trader bom quebrar. Ninguém sabe tudo, e a qualquer momento seu emocional poderá lhe sabotar, mantenha-se atento e racional.

IM – O que você faz quando não está operando?

LM – Quando não estou operando, eu estou ajudando os clientes a operar aqui na Walpires Corretora, onde sou analista-chefe há 4 anos. Em meu tempo de lazer, gosto de uma boa comida com um ótimo vinho, esportes, além de filmes e séries. Viajar também me faz muito bem, acredito que seja o melhor jeito de esvaziar a mente. 

IM – É possível viver de Bolsa?

LM – Depende, o trader precisa ser inteligente de ter testado antes seu set-up e não depender da bolsa para pagar as contas do mês, pois irá gerar uma grande pressão psicológica totalmente prejudicial.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers