Dicas do Góes para vencer na Bolsa: psicologia, disciplina e “4 perguntas”

Com quase 20 anos de experiência na Bolsa, analista da Clear Corretora diz que todo investidor precisa responder 4 perguntas fundamentais antes de enviar uma ordem

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Aprender a operar no mercado financeiro exige muito estudo, mas algo que livros e cursos não ensinam e que é fundamental para que o investidor evolua com o passar do tempo é o aprendizado pelos erros. Em entrevista ao InfoMoney, o analista técnico da Clear Corretora, Fernando Góes, explica que a “dor” que o prejuízo financeiro nos traz o aprendizado em dois pontos que são fundamentais para que um trader tenha sucesso na Bolsa: disciplina e psicologia.

“A vida de trader te obriga a entender que tudo na vida é psicologia e que o mais importante é ter disciplina no que você faz. Com essas duas características bem definidas, o sucesso é consequência”, diz o analista, que está na Bolsa desde 1997. Góes sugere que o investidor sempre faça 4 perguntas antes de enviar uma ordem na Bovespa: “por que estou entrando nesta operação? Qual é o meu objetivo? Qual é o meu ‘stop’? E por que acredito que o mercado vai se comportar ao meu favor?”.

Carioca de nascença mas residente em São Paulo, Góes mostra que o amor pelo mundo das ações está no sangue, já que seu irmão mais velho, José Góes, também atua no mercado, embora ele tenha se especializado na análise fundamentalista – tida por muitos como a escola exatamente oposta à análise técnica, a qual Fernando seguiu.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fernando Góes é um dos 4 traders que estarão no InfoMoney TV para fazer uma análise semanal sobre o Ibovespa e quais ações estão em um bom ponto para operações de compra ou de venda a descoberto. Completam o time de analistas: Lauro Vilares (operador da Leandro & Stormer), Leandro Martins (analista-chefe Walpires Corretora) e Wagner Caetano (diretor da Cartezyan). O programa irá ao ar toda sexta-feira após o fechamento do pregão e tem estreia agendada para este dia 29 de agosto.

Confira abaixo um bate papo rápido que o grafista teve com o InfoMoney:

InfoMoney – desde quando está na Bovespa?

Continua depois da publicidade

Fernando Góes – Comecei operando na Bovespa em 1997, aprendi a operar em uma grande tendência de alta que durou até a crise da Ásia em 2000, quando “quebrei” e passei a estudar análise técnica. Ainda nesse ano comecei a trabalhar na Doji Star, empresa de consultoria de análise técnica do famoso grafista Didi Aguiar. Em 2001, fui contratado para operar na tesouraria da Fides Asset, onde fui trader profissional até 2003, ano em que retomei a carreira de analista e atuei em casas como Ágora Corretora, Wintrade e Clear, onde trabalho atualmente.

IM – O que te fez buscar essa profissão?

FG – Meu irmão mais velho, o José Góes, sempre trabalhou no mercado financeiro como trader de bancos e fundos, certamente ele quem mais me influenciou para buscar o mercado como profissão.

IM – Qual o maior ensinamento que a vida de trader te deu?

FG – Acredito que a maior influência do trade na minha vida foi a importância da psicologia e da disciplina, coisas que eu levo tanto para operar na Bolsa como para a vida pessoal. A vida de trader te obriga a entender que tudo na vida é psicologia e que o mais importante é ter disciplina no que você faz. Com essas duas características bem definidas, o sucesso é consequência.

IM – Que dica você daria para o investidor que está começando a operar agora?

FG – A dica é ter disciplina e saber controlar o lado emocional e sempre saber com antecedência o que e o porquê de cada movimento que você faz no mercado. Sempre se pergunte: por que estou entrando nesta operação? Qual é o meu objetivo? Qual é o meu “stop loss” ou “stop gain”? Por que acredito que o mercado vai se comportar ao meu favor? São perguntas que você tem que ter já respondidas a cada boleta que você tira no mercado.

IM – E que dica você daria para quem investe todo dia e já se considera um trader?

FG – Tenha um diário das operações, anote cada movimento e cada trade, sempre respondendo as perguntas citadas acima, quanto como foi o resultado e como o mercado se comportou. Quando fazemos, isso começamos a nos conhecer melhor e saber quais os erros e acertos estamos cometendo e com isso estaremos sempre crescendo como trader. Ganhar ou perder faz parte, o mais importante é sempre ir dormir um trader melhor do que você era no dia anterior. Também acho importante ter metas, diárias, mensais, anuais etc. Precisamos ter muito bem definido na mente o que queremos do mercado para poder conseguir tirar dele o que queremos.

IM – O que você faz quando não está operando?

FG – Diversão é muito importante: ir à praia, sair com os amigos, viajar, estar em contato com a família e também com a natureza é o que mais gosto de fazer na vida.

IM – É possível viver de Bolsa?

FG – Sim, com certeza. Mas se é fácil? Aí a reposta é diferente. Ler bem os gráficos é fácil, o difícil é ter a disciplina e o controle mental, que são necessários para ser regularmente vencedor no mercado. É muito diferente ter um salário garantido no final do mês e sua renda estar lidada a centenas ou até milhares de decisões corretas a serem tomadas ao longo do mês. Costumo dizer que a parte mais sensível do corpo humano é o bolso e talvez por isso o controle emocional para a prática do trade seja tão difícil.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers