Estudar o comportamento humano é fundamental para um trader, diz Lauro Vilares

Mesmo começando "tarde" na Bolsa, aos 30 anos, Lauro é um dos 5 brasileiros que possui o CMT, um dos principais certificados de analista técnico do mundo

Thiago Salomão

Publicidade

SÃO PAULO – Muita gente acredita que para se dar bem no mercado financeiro é preciso começar a acompanhá-lo o mais cedo possível. Mas alguns pontos “fora da curva” estão aí para provar que esta regra tem sim muitas exceções. É o caso de Lauro Vilares, da escola de operadores Leandro & Stormer. Com 12 anos de experiência na Bovespa, Vilares começou no mercado somente aos 30 anos. Hoje, ele é um dos 5 brasileiros que possuem o CMT (Chartered Market Technician), um dos certificados de analista técnico mais importantes do mundo.

Seu primeiro contato com a renda variável foi após a leitura do best seller de auto ajuda financeira “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki. Após três conciliando a Bolsa com seu antigo trabalho, Vilares resolveu entrar de vez no mundo da Bovespa em 2005, após um curso de imersão feito na Leandro & Stormer – escola na qual ele hoje trabalha.

Lauro Vilares é um dos 4 traders que estarão no InfoMoney TV para fazer uma análise semanal sobre o Ibovespa e quais ações estão em um bom ponto para operações de compra ou de venda a descoberto. Completam o time de analistas: Fernando Goes (analista da Clear Corretora), Leandro Martins (analista-chefe Walpires Corretora) e Wagner Caetano (diretor da Cartezyan). O programa irá ao ar toda sexta-feira após o fechamento do pregão e tem estreia agendada para este dia 29 de agosto.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira abaixo um bate papo rápido que o grafista teve com o InfoMoney:

InfoMoney – desde quando está na Bovespa? 

Lauro Vilares – Estou na Bovespa desde agosto de 2002. 

Continua depois da publicidade

IM – O que te fez buscar essa profissão? 

LV – Na verdade as coisas aconteceram meio por acaso: entre 2002 e 2005, eu operava e estudava muito, mas simultaneamente trabalhava na empresa do meu pai. Em 2005, depois de fazer um curso de uma semana na escola de operadores Leandro & Stormer, com quem tinha uma boa relação desde 2003, fui convidado a fazer parte do time de instrutores. Estou com eles desde então, além de também ter passagens pela BanifInvest e pela XP.

IM – Qual o maior ensinamento que a vida de trader te deu? 

Continua depois da publicidade

LV – O melhor ensinamento que eu tive foi: por melhor ou pior que seja o momento, uma hora ele vai passar.

IM – Que dica você daria para o investidor que está começando a operar agora? 

LV – São tantas, mas a principal é estudar muito! Não apenas sobre mercados como também sobre comportamento. Mais importante do que aprender sobre o mercado é aprender sobre nós mesmos: ter disciplina, paciência, humildade e um plano bem definido é essencial. Ninguém acha que vai correr uma maratona e ganhá-la sem ter treinado, então por que tanta gente acha que vai entrar no mercado, competir com profissionais extremamente qualificados e experientes e conseguir superá-los? Prepare-se: isso é fundamental.

Publicidade

IM – E que dica você daria para quem investe todo dia e já se considera um trader?

LV – A principal é ter um plano de trade bem definido e em seguida é registrar todas as operações que fizer para aprender com os erros e acertos 

IM – O que você faz quando não está operando? 

Continua depois da publicidade

LV – O que mais gosto de fazer é brincar com minha filha Maria Luiza, mais conhecida no mercado como o “bebê abandonado” do vídeo Coisas que o Mercado Fala 2 (clique aqui para assistir ao vídeo). Além disso gosto muito de ler, tomar uma boa cerveja, assistir esportes e filmes, correr e pegar onda.

IM – É possível viver de Bolsa? 

LV – Eu penso que sim, mas não deve ser o principal objetivo de quem está começando. Muitos traders iniciantes, depois de alguns momentos muitas vezes oriundos de golpes de sorte, largam tudo e partem para viver do mercado. Na maioria dos casos, não alcançam o sucesso esperado.

Thiago Salomão

Idealizador e apresentador do canal Stock Pickers