Grafista ainda vê Ibovespa em tendência de alta no médio prazo e lista 3 ações

Para Dalton Vieira, analista técnico parceiro da Investmania, tudo depende de como a resistência dos 63.500 pontos for rompida; ele recomenda Arteris, Copasa e  Braskem

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – A bolsa brasileira está apontando para uma alta nos próximos meses, acredita Dalton Vieira, analista técnico parceiro do Investmania. Mesmo com o Ibovespa formando uma tendência negativa no curtíssimo prazo, o grafista vê espaço para o índice ganhar forças e buscar o topo histórico ainda em 2013 – dependendo de como a resistência dos 63.500 pontos for rompida. 

O rompimento dos 73.920 pontos, a máxima histórica do Ibovespa, é considerado um divisor de águas. De acordo com a teoria do Ciclo Decenal, esse rompimento pode fazer com o índice dispare pelos próximos anos. Mas para isso ocorrer, o índice precisa bater primeiro os 63.500 pontos, na visão de Vieira, o que é possível pelo bom cenário exterior, com os índices norte-americanos próximos de suas máximas históricas.

“Por lá os gráficos estão esticados, podendo passar por uma realização mais forte nesta semana”, alerta Vieira. Depois dessa realização, é capaz que os índices por lá ganhem forças, puxando os daqui também. Embora ele ressalte que a relação entre os dois mercados não seja tão grande assim, isso acaba influenciando o comportamento dos investidores.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Queda recente não muda cenário
A queda desta segunda-feira (28) não altera o cenário de forma significativa: o índice perdeu a faixa inferior na qual estava lateralizado no curto prazo, mas volta a se aproximar 60.000 pontos, patamar segurado no final do ano passado.

O problema pode vir se o índice perder essa região, que também é uma resistência psicológica importante, já que o benchmark pode vir a buscar os 58.000 pontos. 

Para alta ser sustentável, rompimento precisa demorar
A lateralização atual, porém, ainda precisa durar um pouco mais para que a bolsa continue ganhando forças. “Se romper os 63.500 pontos nesta semana, essa alta pode não ter tanta força para buscar o topo histórico nos 73.920 pontos, pode ser que tenha alguma dificuldade perto dos 68.000 pontos”, salienta.

Continua depois da publicidade

Uma lateralização maior – talvez até agravamento da correção -, acredita o grafista, seria o suficiente para que o índice acumulasse forças para essa tarefa – com o fortalecimento dos compradores para romper a resistência, uma região com muitos vendedores. “Mas o cenário geral aponta para alta, e existe essa expectativa que o nível de preços do mercado pode subir em 2013”, afirma o grafista.

Grafista lista opções
Embora o grafista prefira que isso não ocorra nos próximos pregões semana, ele acredita que três ações terão bom desempenho durante os pregões da última semana do mês de janeiro: Arteris (ARTR3), Braskem (BRKM5) e Copasa (CSMG3), suas favoritas neste momento. 

“A Arteris teve uma semana muito boa, confirmando um triângulo de alta que pode impulsionar o ativo”, afirma. Assim como o Ibovespa, as ações da empresa de concessões rodoviárias passam por uma lateralização – que no caso da Arteris dura 19 semanas.

O triângulo rompido por ARTR3 é interessante: os topos iam recuando, enquanto o fundo permanecia praticamente inalterado – confirmando a alta depois de um rompimento de um topo anterior, rompendo a figura triangular para cima. “Agora ela está saindo dessa lateralização rompendo uma resistência de dois topos na região dos R$ 20,00, além de estar na máxima histórica”, avalia. 

Assim como a Arteris e o Ibovespa, a Braskem também está saindo de uma zona de indefinição, embora esteja longe de estar próxima de sua máxima histórica.

Enquanto isso, a Copasa sai de uma figura conhecida como triângulo simétrico – em que os fundos e os topos convergem para uma região apertada -, com o rompimento de um topo de anterior. “Ela gerou um pivô de alta e pode gerar oportunidades na próxima semana”, diz Vieira.