Setor Sucroenergético tem perda de R$ 1,2 bilhão com greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros, que teve início do último dia 21 de maio e durou por 11 dias, trouxe um prejuízo de R$ 1,2 bilhão ao Setor Sucroenergético, considerando os preços vigentes na comercialização do açúcar e etanol, de acordo com informações divulgadas hoje (12) pela  Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA)

Datagro

No Paraná, 10 dias de moagem foram perdidos devido à paralisação dos caminhoneiros

Publicidade

“Deixou-se de processar cerca de 13 milhões de toneladas nessa quinzena devido à suspensão das operações pela falta de diesel e outros insumos à produção”, disse, em comunicado, o diretor Técnico da UNICA, Antonio de Padua Rodrigues. No Paraná, estado mais impactado, a perda chegou a 10 dias de moagem.

De acordo com a UNICA,  a quantidade processada da matéria-prima atingiu 32,38 milhões de toneladas na segunda quinzena de maio, o equivalente a perda de 4,5 dias de moagem, em média.

Safra mais alcooleira em maio

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dados da UNICA mostram que 67,46% da cana processada na segunda quinzena de maio foi destinada para a produção de etanol, ante 52,53% o percentual observado em igual período do ano passado. “Estas cifras ratificam o entendimento quanto a um mix de produção bastante alcooleiro para o ciclo 2018/2019″, destaca a entidade.

No tocante à produção, o processamento de etanol anidro totalizou 546,36 milhões de litros nos 15 dias finais de maio, recuo de 16,95% sobre a primeira metade do mês. No caso do etanol hidratado, a redução alcançou 15,46%, com 1,20 bilhão de litros produzidos.

O açúcar apresentou a maior retratação. A quantidade fabricada somou 1,34 milhão de toneladas na segunda quinzena de maio, queda de mais de 550 mil toneladas sobre a quinzena anterior (1,91 milhão de toneladas). Trata-se também do menor volume já apurado para esse período.

Continua depois da publicidade

“Essa queda da produção é claramente demostrada nas vendas de açúcar ao mercado externo pelas unidades do Centro-Sul e por conta de um mix mais alcooleiro, priorizando a produção de etanol”.