Veja o impacto da greve dos caminhoneiros para o setor de carnes

A greve dos caminhoneiros, que hoje (28) entra no oitavo dia, segue causando desabastecimento de diversos produtos para a população

Datagro

Publicidade

No setor de carnes não é diferente. Segundo balanço feito pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o impacto na balança comercial já é estimado em US$ 350 milhões, com 100 mil toneladas de carne de aves e de suínos que deixaram de ser comercializados com o exterior.

Abastecimento no setor de carnes pode levar até dois meses para se regularizar

A entidade destaca que 64 milhões de aves adultas e pintinhos já morreram, e esse número pode crescer ainda mais, já que são estimados que até 1 bilhão de aves e outros 20 milhões de suínos também poderão ser descartados. Esse cenário pode acabar gerando custo maior para o consumidor no futuro.

”As carnes suína, de frango e os ovos, proteínas que antes eram abundantes e com preços acessíveis, poderão se tornar significativamente mais caras ao consumidor caso a greve se estenda ainda mais”, diz a nota da ABPA.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde o início das manifestações dos caminhoneiros, a ABPA registrou 167 plantas frigoríficas de aves e suínos paradas. Mais de 234 mil trabalhadores estão com atividades suspensas.

A ABPA estima que devido às paralisações nas estradas, a regularização do abastecimento de alimentos para a população poderá levar até dois meses.

Tópicos relacionados