Embrapa vê agronegócio no início de uma 3ª onda da inovação tecnológica

Tendência é de tecnologias e sistemas cada vez mais complexos trabalharem para aumentar a produtividade

Datagro

Publicidade

Estamos ingressando na terceira onda da inovação tecnológica aplicada à agricultura, diz a pesquisadora Silvia Massruhá, da Embrapa Informática Agropecuária.

Em entrevista à reportagem do Portal Datagro, Silvia explica que a primeira onda foi a revolução verde, dos fertilizantes, sementes e defensivos;  e a segunda – em curso – é pautada pelos sistemas integrados de produção, como, por exemplo, a integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Agropecuária se prepara para entrar em nova fase de uma tendência tecnológica

Daqui para frente, destaca a pesquisadora, a terceira onda será marcada pela utilização de insumos biológicos, soluções digitais, Internet das Coisas (Iot), automação, edição de genes, nanotecnologia, entre outras inovações. “Serão tecnologias e sistemas cada vez mais complexos dedicados a melhorar a produtividade agrícola, com foco em fazer mais com menos de modo sustentável.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diante deste cenário, Silvia diz que caminhamos para fazendas conectadas, com a agricultura baseada em soluções digitais de monitoramento e controle de pragas, insumos, clima, solo, entre outras variáveis. “Com a adoção dos mais diversos sensores, a massa de dados que será gerada será fundamental para ajudar o produtor a melhorar seu rendimento.” De acordo com a pesquisadora, entre os desafios da agricultura 4.0 estão à conectividade deficiente no campo, a necessidade de capacitação da mão de obra, a busca por integração entre as tecnologias, etc.

Ademais, Silvia ressalta que outra “tecnologia disruptiva” que impactará a agropecuária é o “empoderamento” do consumidor. “O consumidor quer saber da origem e rastreabilidade dos alimentos, por exemplo, e a tecnologia empregada na produção precisa ser explicada a ele.”

Tópicos relacionados