“Rota do Milho” vai importar produto do Paraguai e reforçar outros mercados no Sul do país

Déficit de milho em Santa Catarina dificultava a produção de proteína animal na região

Datagro

Publicidade

Atualmente, o déficit de milho em Santa Catarina chega a 3 milhões de toneladas. Preocupado com a demanda cada vez maior e uma oferta reduzida, entidades do agro, juntamente com o Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira de Santa Catarina e o SEBRAE/SC estão prestes a inaugurar a “Rota do Milho”.

Rota do Milho deve reduzir custos com frete do milho em SC

Com custos elevados e grandes dificuldades logísticas para comprar o cereal dentro do mercado brasileiro, a Rota do Milho vai importar o grão de estados do Paraguai, como Itapúa e Alto Paraguai. “Atualmente, para trazer o milho de Mato Grosso temos de percorrer 1200 km, com a rota em funcionamento, a distância total será de 350 km”, explica, um dos coordenadores da Rota do Milho, Flávio Berte.

Ainda de acordo com ele, o novo trecho pode incentivar a produção de proteína animal. “Não temos como expandir a área plantada. Por isso, há 10 anos, o estado não consegue aumentar a produção de frangos e suínos por conta da falta de milho”. Apesar do trajeto concluído, Flávio garante que os catarinenses ainda vão continuar adquirindo o grão dentro do Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No entanto, para ser finalmente inaugurada, a Rota do Milho precisa passar por ajustes. Devido a problemas aduaneiros no porto seco, localizado no município de Dionísio Cerqueira, o escoamento da carga pode ser prejudicado. O local que tem capacidade para receber 4 mil caminhões, atualmente recebe apenas mil. “Estamos discutindo esses tramites burocráticos com o governo para a inauguração da rota”, destaca.

Segundo o coordenador da rota, caso as negociações com as autoridades sejam resolvidas em um curto espaço de tempo, a previsão é de que o novo trajeto esteja em pleno funcionamento ainda no primeiro semestre deste ano. No auge da rota do milho, a capacidade de operação em porto seco pode chegar de 5 a 7 mil caminhões.