Agropecuária cresce, em média, 3% ao ano nas últimas quatro décadas

Entre 1975 e 2016, a produção de grãos e a produção na pecuária multiplicaram por mais de quatro vezes

Datagro

Publicidade

Nos últimos 40 anos, a agropecuária brasileira registrou ganhos expressivos. Entre 1975 e 2016 a produção de grãos passou de 40,6 milhões de toneladas para 187 milhões de toneladas. Na pecuária, o resultado passou de 1,8 milhão de toneladas para 7,4 milhões, segundo estudo elaborado pelo coordenador geral de Estudos e Análises da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Garcia Gasques.

Com ganhos de produtividade, agropecuária brasileira mostrou forte crescimento nas últimas quatro décadas

Com base nos dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla, em inglês) a produtividade da agropecuária brasileira, cresceu, em média, 3% ao ano nos últimos 40 anos.

O salto da produção é atribuído em boa parte a melhoria no uso de insumos com efeitos diretos sobre a produtividade. O consumo de fertilizantes passou de dois milhões de toneladas, em 1975, para 15 milhões de toneladas, em 2016. Também o aumento das vendas internas de máquinas agrícolas, juntamente com a sua qualidade, foram determinantes para a produtividade. Gasques nota que o uso de defensivos agropecuários de forma preventiva ou curativa teve grande peso, evitando perda de produtos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O período estudado (1975 – 2016) é importante pois compreende muitas transformações no país, entre elas, a criação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em 1972, o auge e o declínio da política de subsídios agrícolas, a abertura econômica, a partir dos anos 1980, os planos de estabilização, de 1986 a 1994, redução da participação do governo na política de crédito rural e de preços, e outras inovações nas políticas públicas para o setor.

Tópicos relacionados