Milho e açúcar levam a movimentação recorde de cargas no Porto de Santos

Embarques registram o melhor mês de janeiro na série histórica, superando o número de 2013

Datagro

(Divulgação)

Publicidade

O Porto de Santos registrou movimentação recorde de cargas em janeiro. Os embarques e desembarques somaram 8,99 milhões de toneladas, o melhor resultado para o mês de janeiro, com crescimento de 13% sobre o recorde anterior (em 2013) e 22,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Produtos agropecuários impulsionam movimentação de cargas em Santos (Foto: Sérgio Coelho/Codesp)

No mês passado, os embarques pelo porto cresceram 28,2%, totalizando mais de 6 milhões toneladas. A alta foi impulsionada principalmente pela alta nos embarques do milho (193,1%). O produto está na etapa final do escoamento da safra 2016-2017 e marcou o segundo melhor resultado histórico para o mês, ficando abaixo apenas de janeiro/2016, quando foi exportada 1,7 milhão de toneladas.

O segundo produto de maior movimentação em janeiro/2018 foi o açúcar, embora tenha registrado queda em relação a 2017. Foram 897,7 mil toneladas, contra 929,4 mil t no ano passado. A queda foi de 3,4%. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As mercadorias do complexo soja (grãos e farelo) registraram a terceira maior movimentação em janeiro. Os embarques destas commodities alcançaram o seu melhor número histórico para o mês: foram 737,5 mil toneladas, aumento de 8,7% em relação ao ano passado, quando tinha sido registrado o recorde anterior (678,7 mil t).

A celulose destacou-se pelo crescimento de 42,7% em relação ao ano passado. A marca de 356,4 mil toneladas coloca a mercadoria como a 4ª em movimentação no Porto de Santos. No mês de janeiro do ano anterior o registro foi de 249,7 mil t.