Importação de etanol no Brasil deve encerrar primeiro trimestre em queda

Com necessidade de importar 600 mil metros cúbicos de etanol, até o momento entrada no mercado interno é de 300 mil metros cúbicos

Datagro

Carro sendo abastecido

Publicidade

Com a preocupação sobre a condição dos estoques de etanol na região Centro-Sul no final de março, o mercado de etanol chegou a um consenso de que seria necessária a importação em torno de 600 mil metros cúbicos, dos quais 200 mil seriam desembarcados pelos portos do Centro-Sul.

Estimativa de importação de 600 mil m³ de etanol não deve ser confirmada neste início de ano

No entanto, segundo informações da DATAGRO Consultoria, com o atual ritmo da chegada dos navios, é provável que as importações sejam um pouco menores do que os 600 mil m³ projetados inicialmente.

De acordo com a DATAGRO, 18 navios já foram nomeados para desembarcar 301.818 m³ de etanol entre 1 de janeiro e 03 de março, dos quais 123.358 m³ pelos portos do Centro-Sul, e 82.269 m³ pelo porto de Santos. A Raízen é a principal compradora da carga total até o momento confirmada, com a aquisição de 233.533 m³.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A consultoria analisa que restando praticamente 1 mês para o encerramento da safra 2017/18, fica uma dúvida se o Brasil terá capacidade para absorver mais outros 300 mil m³ neste curto espaço de tempo, mesmo que os preços do etanol voltem a subir nos próximos dias.

Além disso, devido à recuperação dos preços no mercado norte-americano, a janela par importação de etanol fora da quota já está fechada para a região Norte-Nordeste.