Alimentos voltam a subir em janeiro e pressionam inflação

Tomate é o alimento que mais contribuiu para o aumento do IPCA-15

Datagro

Alta de alimentos e bebidas foi a que exerceu maior impacto no indicador em março

Publicidade

Ao contrário do que aconteceu no fim de 2017, o preço dos alimentos subiu 0,97% em janeiro, contribuindo para o avanço Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), que subiu 0,39% neste mês. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA registrou alta de 3,02%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os alimentos que mais contribuíram para a elevação do índice foram o tomate (alta de 19,58%), seguido pela batata-inglesa (+11,70%) e as frutas (+4,39%). De acordo com o IBGE, esses produtos têm um peso significativo na cesta de consumo das famílias brasileiras, por isso impactam de forma direta para o aumento da inflação.

Já as carnes variaram 1,53%, após a alta de 0,41% de dezembro. Por outro lado, outros alimentos tiveram a queda intensificada, como o feijão-carioca (-5,86%) e o leite longa vida (-1,69%), contribuindo para a redução no índice. Com isso, o grupo Alimentação e Bebidas (0,76%) – constituído pelos subgrupos alimentação no domicílio e alimentação fora de casa – voltou a subir.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

VEJA TAMBÉM: Produção de alimentos em alta mantém inflação abaixo do piso da meta