Escoamento de grãos pela região Norte poderá chegar a 40% da produção em dez anos

"É uma realidade que aos poucos está acontecendo", segundo o Ministro da Agricultura 

Datagro

(Divulgação)

Publicidade

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, avalia que o escoamento da safra de grãos destinada ao mercado externo acontecerá cada vez mais pela região norte do País, podendo chegar a 40% do total em dez anos. “É uma realidade que aos poucos está acontecendo. Cada vez que se manda uma mercadoria pelo Norte, são aliviados os portos do Sul e a vida dos produtores de lá”, disse o ministro.

As mudanças no sistema portuário já vêm acontecendo, disse Maggi, lembrando que, há pouco tempo, os telejornais mostravam filas de caminhões que se estendiam, por exemplo, de Curitiba até o porto de Paranaguá e de São Paulo até o porto de Santos. “Não existe mais nada disso. Hoje, as exportações são agendadas, o caminhão tem uma senha, chega no tempo, no dia e na hora certa, descarrega e vai embora. Precisamos avançar muito, mas já caminhamos bastante”, afirmou.

Blairo Maggi participou, nesta sexta-feira (15) do Seminário Brasil Central, no Jornal “O Globo”, no Rio de Janeiro, onde falou sobre a Força do Agronegócio na Transformação do Brasil. Maggi destacou a importância da produção de alimentos para atender a demanda de três bilhões de pessoas que deverão estar na classe média no mundo até 2030.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ministro enfatizou que o mercado asiático continua como o de maior potencial de crescimento para os produtos brasileiros. No sul e sudeste asiático estão concentrados 51% da população do planeta e 19% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial, observou. Essa região responde pelo consumo de 28% das aves comercializadas, de 20% dos bovinos, 31% dos lácteos e 37% do açúcar.

A preservação da vegetação nativa do país que chega a 63% do território brasileiro foi outro ponto destacado pelo ministro. O dado foi comparado com a preservação nos Estados Unidos, que corresponde 19,9%. No Brasil, as propriedades rurais, incluindo áreas de florestas plantadas representam 22,2% do território nacional, enquanto nos EUA chegam a 30,2%.

Durante o evento, o ministro informou ter entregue ao ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Moreira Franco, estudo desenvolvido pela Embrapa Territorial sobre as melhores alternativas para investimentos em logística que beneficiarão o agronegócio brasileiro.