Exportações de carne bovina devem encerrar o ano com alta de 13% no faturamento

Dados da Abiec também mostram otimismo para 2018, projetando alta de 10,5% no faturamento

Datagro

Publicidade

O faturamento com exportações de carne bovina deve encerrar 2017 com alta de 13%, totalizando US$ 6,2 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que projeta um cenário otimista também para 2018, com alta de 9,8% no volume e crescimento de 10,5% no faturamento anual.

O presidente da Abiec Antonio Jorge Camardelli fez uma análise sobre alguns países árabes que apresentaram queda no período. “O Egito já está em retomada, eles tiveram um problema cambial e com a solução desse problema o governo deixa de intervir no processo comercial. Nós fizemos muitas vendas para o governo na época do Ramadã (maio/junho).”

O presidente falou sobre perspectivas para o mundo árabe no setor. “Os árabes são hoje 40% da nossa exportação e queremos ampliar o tipo de produto ofertado, um perfil novo de consumo que é o incremento da carne resfriada, e tentar exportar menos carne congelada porque é muito mais rentável para a empresa, com um ciclo muito mais curto entre produção, venda e distribuição”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outra preocupação crescente do setor é com o mercado halal (alimento permitido para o consumo islâmico). Estima-se que até 2020, um terço da população mundial seja muçulmana. O Brasil tem hoje 90% de seus frigoríficos habilitados para produzir carne halal e é o maior exportador de carne bovina para países islâmicos.