Produção de carne de frango cresce em 2017, mas exportações caem

Mesmo com vendas menores para o exterior, faturamento sobe e avança para US$ 7,2 bilhões

Datagro

Publicidade

A produção brasileira de carne de frango deverá totalizar 13,056 milhões de toneladas em 2017, número que supera em 1,2% o volume produzido em 2016, de 12,90 milhões de toneladas. É o que aponta a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). De acordo com a entidade, as exportações, no entanto, deverão registrar queda em volume de 1,2%, alcançando 4,320 mi/ton, mas com receita 6% maior na comparação com 2016, se situando na casa dos US$ 7,2 bilhões.

Com retomada da economia, produção de carne de frango pode ser maior em 2018

Segundo a entidade, a produção de carne de frango no próximo ano deverá superar em 2% a 4% o volume produzido em 2017. “Prenúncio de retomada econômica e de custos de produção em patamares próximos dos atuais sustentam nossa expectativa”, disse o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, nesta quarta-feira (13), em São Paulo (SP). Por sua vez, as exportações deverão crescer entre 1% e 3% em volume na comparação com 2017.

Na avaliação do dirigente, a recuperação dos níveis de embarques para a União Europeia, de importantes mercados do Oriente Médio e da China, após a retração provocada pelos desdobramentos da Operação Carne Fraca, são fatores que dão suporte à projeção de avanço das exportações no próximo ano. Ademais, Turra também elenca a habilitação de novas plantas para a China; a abertura dos mercados de Taiwan, El Salvador e República Dominicana; bem como a concretização do acordo Mercosul–UE como outros fatores de impulso às exportações do setor em 2018.