Em mercados / agro

Preço mais baixo do etanol aumenta consumo no Brasil para o maior nível no ano

Etanol hidratado ganha da gasolina nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso durante todo o mês de outubro

O consumo de etanol hidratado no Brasil registrou recuperação mais nítida em outubro. Foram consumidos 1,376 bilhão de litros, o maior volume em 2017, contra 1,313 bilhão em setembro. Na comparação com outubro do ano passado, o volume foi 14,8% menor.

Consumo cresce no Brasil com preço mais competitivo

De acordo com a DATAGRO Consultoria, esse aumento no consumo está relacionado com o preço mais competitivo do etanol hidratado com relação à gasolina nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso durante todo o mês de outubro, contra apenas um estado no mesmo mês de 2016 (Mato Grosso).

Em contrapartida, o consumo de gasolina A (sem a mistura de 27% de anidro) esteve abaixo do volume demandado em mesmo período do ano passado, com 2,582 bilhões de litros em outubro, ante 2,555 bilhões de litros em setembro, e 2,643 bilhões de litros em outubro de 2016.

No acumulado do ano, de janeiro a outubro, o consumo de gasolina A totalizou 26,906 bilhões de litros, aumento de 5,0% em relação ao mesmo período de 2016, ao passo que o consumo de etanol hidratado somou 10,807 bilhões de litros, queda de 14,8% ante igual semestre do ano passado.

etanol

Contato