Governo antecipa aumento do biodiesel no diesel

Mistura foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética em reunião extraordinária

Datagro

Publicidade

A partir de 1º de março de 2018, a mistura de biodiesel no diesel utilizado no mercado interno passará dos atuais 8% para 10%. A mistura que leva o nome de B10, foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), durante reunião extraordinária nesta quinta-feira (9).

De acordo com a Lei 13.263/16, o prazo final para o aumento dos atuais 8% para 10% de biodiesel no diesel seria 1º de março de 2019. A decisão de antecipar em um ano o prazo para a mistura visa reduzir as importações brasileiras de diesel para atender ao mercado interno.

O Ministério da Agricultura, representado pelo secretário- executivo, Eumar Novacki deu voto favorável a antecipação. Novacki, destacou, ainda, que a medida pode reduzir o preço final do diesel usado no Brasil.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

VEJA TAMBÉM: Implantação do B10 deverá ser antecipada

“Essa decisão é uma sinalização do governo de que estamos prestigiando a produção, além de ser uma boa notícia para os consumidores, já que a medida pode baixar o preço final”, disse, em nota.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), o B10 deverá aumentar o processamento de soja para 43 milhões de toneladas, ou cerca de 1,5 milhões de toneladas a mais do que neste ano. Isso poderá gerar mais de 20 mil postos de trabalho. Além disso, amedida, também segundo a Abiove, significará economia de cerca de US$ 2,2 bilhões em importação do diesel mineral.