CEO da Terra Santa vê fim do crédito rural e oportunidades em CRA, LCA e abertura de capital

Instrumentos de captação no mercado de capitais apresentam tendência positiva para o agronegócio

Fernando Ladeira

Publicidade

“O crédito rural caminha para o fim, está com os dias contados.” A frase é do CEO da Terra Santa, Arlindo Moura, mencionada durante o evento Agrifinance Brazil, em São Paulo. Moura explica que não se sabe quando de fato isso acontecerá, mas que pode ocorrer em dois ou três anos.

O crédito rural é um programa do governo que tem como objetivo facilitar o acesso a recursos para custeio, investimento ou comercialização para produtores rurais e cooperativas.

Para Moura, uma solução para reforçar o caixa dessas empresas será cada vez mais buscar recursos no mercado, que traz instrumentos como emissões de CRAs e LCAs ou até mesmo a abertura de capital. Todas essas fontes de financiamento têm em comum a participação de investidores pessoa física no processo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Terra Santa é uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro, surgindo pela união das empresas Brasil Ecodiesel, Maeda Agroindustrial e Vanguarda Participações.

 Barreira ao mercado de capitais

Falando especificamente das empresas do agronegócio negociadas em Bolsa, Moura acredita que a pouca presença no mercado acionário se deve a questões envolvendo, principalmente, governança e legislação. “A legislação é benéfica à Pessoa Física, então à medida que existem impostos menores para as pessoas físicas, isso não incentiva o segmento de pessoa jurídica”, explica.

Continua depois da publicidade

O CFO da São Martinho, Felipe Vicchiato, acrescentou durante o mesmo evento que muitas empresas ainda contam com estruturas familiares, dificultando a entrada no mercado de capitias em termos de governança.

A rentabilidade também é apontada como um fator que impede a entrada de novos participantes, sobretudo nos últimos anos, quando o congelamento de preços para a gasolina no governo anterior prejudicou em especial os segmentos de açúcar e etanol.

Arlindo Moura, no entanto, revela otimismo com os próximos anos, e diz que ele mesmo ainda quer abrir o capital de algumas empresas na Bolsa. “Antes de me aposentar, quero abrir duas ou três empresas na Bolsa”, afirma.