Setor produtivo defende sustentabilidade da soja brasileira na Europa

Road show acontece na próxima semana para apresentar a qualidade dos produtos brasileiros

Datagro

Publicidade

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT) participam na próxima semana [de 23 a 27 de outubro] do 4º Road show na Europa, com o objetivo de promover as ações de sustentabilidade da soja brasileira. A Aprosoja Brasil e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério do Meio Ambiente, também integram a delegação, que visitará Londres, Bruxelas, Roterdã e Haia.

Os produtores e a indústria brasileira mostrarão aos consumidores europeus como é possível conciliar a produção de alimentos com a conservação dos recursos naturais do País. A Europa, principal mercado para o farelo de soja do Brasil, com uma participação de 56%, tem preocupações quanto à sustentabilidade dos produtos agrícolas que importa. Por esse motivo, interessa aos produtores e processadores atualizar os consumidores europeus sobre os programas de sustentabilidade da cadeia produtiva da soja e sobre os avanços na implementação do novo Código Florestal, principalmente quanto aos resultados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

A viagem à Europa é a primeira após a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) na área de sustentabilidade. O documento foi assinado em janeiro deste ano, em Lisboa, pela Abiove, a Aprosoja/MT, a Federação Europeia dos Fabricantes de Ração (Fefac), a Federação Europeia de Óleo Vegetal (Fediol) e a Iniciativa para Comércio Sustentável (IDH). O memorando tem como pilar o Soja Plus, que centra seu objetivo na capacitação de sojicultores e na melhoria contínua da gestão das propriedades por meio de incentivo às melhores práticas agrícolas. O programa foi instituído em 2011 pela Abiove e pela Aprosoja/MT e atualmente está presente em outros três Estados – Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Bahia. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No road show destaca-se a participação do diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho, que representará o Ministério do Meio Ambiente. Ele é a principal autoridade para os assuntos relacionados ao Cadastro Ambiental Rural, uma importante ferramenta de gestão ambiental. O Serviço Florestal Brasileiro disponibiliza regularmente documentos com informações sobre o andamento dessa política, com um panorama da situação nacional. O CAR define as áreas para produção e as destinadas para conservação, indicando, inclusive, se será necessário promover a recuperação de áreas degradadas. Fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais. 

O primeiro compromisso será na embaixada brasileira em Londres, no dia 23, com os consumidores (ou varejistas), em evento promovido em conjunto com a Confederação Europeia das Indústrias Agrícolas (AIC). Na Bélgica, sede das instituições europeias, a delegação do Brasil terá reuniões com membros da Comissão Europeia, o órgão executivo da UE, com a Fediol e a Fefac, além de ministrar palestras no Workshop Europeu sobre Soja Sustentável. Na Holanda, os encontros serão com a indústria holandesa de alimentação animal (Nevedi) e com o ministério de assuntos econômicos do país.

 

Tópicos relacionados