Empresa pede ações governamentais para favorecer agricultura irrigada no País

Irrigabrás também cobra investimento em tecnologia para ampliar áreas irrigadas

Datagro

Publicidade

Um levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA), divulgado nos últimos dias, mostra que a área irrigada no Brasil está situada em 6,95 milhões de hectares, o que coloca o país entre as maiores nações que utilizam o sistema, mas ainda atrás de grandes produtores de alimentos, como China e Estados Unidos, por exemplo.

Segundo a Irrigabras, empresa especializada em sistemas de irrigação, para que o Brasil possa subir mais posições nesse ranking ainda são necessárias algumas ações a médio longo prazo. “Para aumentar a área irrigada em função do potencial disponível são necessárias políticas estratégicas governamentais que incentivem o uso da irrigação além das próprias relações de mercado que sinalizem ao produtor que o investimento seja seguro”.

Mas o segmento ainda enfrenta desafios para uma maior expansão. Entre eles, a companhia destaca o aumento no custo de produção, especialmente os gastos com energia elétrica, que a partir de setembro foram cobrados no esquema de bandeira tarifária vermelha, podendo elevar, em média, R$ 3 a mais para cada cem quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Irrigabrás destaca que o investimento em tecnologia é fundamental para ampliar as áreas irrigadas no Brasil. “A velocidade de ampliação será tanto maior quanto o incentivo dado e da demanda de alimentos do mercado”.

Ao destacar a importância de se pensar na segurança alimentar como uma forma estratégica, a companhia volta a ressaltar o compromisso do governo com a criação de políticas públicas para fomentar a agricultura irrigada. “O estabelecimento de uma legislação ambiental justa também é essencial para permitir o desenvolvimento do setor”.

Tópicos relacionados