Decepção: oferta agrícola da UE não agrada membros do Mercosul

Cotas de exportação para o etanol e para a carne bovina estão no centro das discussões

Datagro

Carro sendo abastecido

Publicidade

Os membros do Mercosul relataram o sentimento de “decepção” em relação à oferta agrícola da União Europeia (UE), considerada essencial para a conclusão do acordo entre os blocos, durante evento realizado nesta quarta-feira (04) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília.

Cotas de importação do etanol estão abaixo do esperado por brasileiros

A principal crítica é direcionada às cotas de exportação estabelecidas para o etanol (600 mil toneladas) e para carne bovina (70 mil toneladas). Os números são inferiores ao acordado há mais de 10 anos, quando as negociações haviam sido interrompidas.

VEJA TAMBÉM: Tarifas de produção agrícola com a UE preocupam produtores brasileiros 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A discussão do etanol e da carne bovina está difícil nesse momento na Europa. Não é um problema com o Mercosul, mas uma questão política interna. Existem outros pontos que já estão sobre a mesa como suco de laranja, milho, frango e carne suína. Creio que isso pode ser interessante, especialmente para o Brasil”, afirmou a negociadora-chefe da União Europeia (UE), Sandra Gallina.

Na opinião da Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, o encontro permitiu um momento de “abertura” entre o setor privado e os negociadores-chefe presentes. “Foi uma oportunidade de ouro para as entidades do setor privado conseguirem pressionar um pouco a União Europeia, que vem apresentando uma resistência injustificada a ampliar as negociações e fazer uma oferta mais condizente com o tamanho do mercado do Mercosul”, afirmou Lígia.

O negociador-chefe do Brasil, embaixador Ronaldo Costa, afirmou estar otimista em relação ao andamento do acordo. “As negociações têm avançado de uma forma muito positiva e importante ao longo do último ano.” Hoje, apenas 8% das exportações agro mundiais saem do Mercosul, num valor estimado de US$ 116 bilhões de dólares. Por outro lado, a UE é o maior exportador de alimentos do mundo.

Continua depois da publicidade