Presidente da Embrapa defende parcerias com o setor privado

Pesquisa agrícola deve contar com a ajuda de outras fontes de recurso além do Governo

Datagro

Publicidade

Os recursos do Tesouro Nacional são finitos, o que faz com que seja complicado para a pesquisa agrícola depender apenas do financiamento público. Diante deste cenário, parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para o futuro das Ciências Agrárias no País. O diagnóstico foi feito pelo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, durante evento nesta última terça-feira (26), em São Paulo (SP).

Pesquisa agrícola também deve contar com recursos privados, defende presidente da Embrapa

“O Brasil tem muitos passivos, em segurança pública, saúde, educação, infraestrutura, por isso estamos buscando formas criativas para financiar a pesquisa agrícola pública”, disse Lopes.

Além, claro, da questão financeira em si, o presidente da Embrapa destaca que convênios com a iniciativa privada aproximam a pesquisa pública do dia a dia da agropecuária, favorecendo a transferência de tecnologia para o campo, e a transformação do conhecimento em inovação e novos produtos. De acordo com Lopes, esta questão é fundamental, por exemplo, para que a agropecuária brasileira esteja preparada para lidar com os efeitos que as mudanças climáticas provocarão na geografia do plantio. “Construir resiliência é a palavra-chave.”