Sistemas integrados são o modelo a ser perseguido na agropecuária, diz Embrapa

Modelo possibilita a produção em 365 dias por ano

Datagro

Publicidade

Os sistemas integrados que permitem a intensificação da produção são o modelo de eficiência a ser perseguido pela agropecuária brasileira. Foi o que destacou o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, durante evento realizado nesta terça-feira (26), em São Paulo (SP). Atualmente, o Brasil conta com aproximadamente 11,3 milhões de hectares de atividades consorciadas, entre agricultura e pecuária; agricultura e florestas; agricultura, pecuária e florestas; e pecuária e florestas. 

Exemplo de integração-lavoura-pecuária-floresta

Puxados pelo desafio de se produzir mais com menos, os sistemas integrados possibilitam a produção 365 dias por ano, ressaltou Lopes, acrescentando que a pressão por adaptação às mudanças climáticas é outro fator que vem alavancando a agropecuária consorciada. 

Segundo o presidente da Embrapa, os sistemas integrados emitem menos carbono, bem como também têm o potencial de sequestro de gases de efeito estufa. De acordo com Lopes, os sistemas integrados têm perspectiva de crescimento extraordinário no País, especialmente sobre áreas degradadas de pecuária. “Assim, diminuiremos a pressão sobre as florestas.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O presidente da Embrapa ressaltou, ainda, que outro atributo dos sistemas integrados é o potencial de certificação da produção, com foco em questões relacionadas à diferenciação de produtos e sustentabilidade. A Embrapa, disse Lopes, está desenvolvendo, por exemplo, a carne carbono neutro, e trabalha com a perspectiva de desenvolver o leite neutro, hortaliças neutras, entre outros produtos.